segunda-feira, 29 de maio de 2023

“Maria, Modelo e Mãe da Igreja” (01/05)


“Maria, Modelo e Mãe da Igreja”

Uma reflexão à luz do Prefácio da Missa – “Maria, Modelo e Mãe da Igreja”.

Com a Missa votiva à Santa Virgem Maria, engrandecemos a Deus com os devidos louvores:

- “Na verdade, é justo e necessário, é nosso dever e salvação dar-vos graças, sempre e em todo o lugar, Senhor, Pai santo, Deus eterno e todo-poderoso, e na celebração da Santa Virgem Maria, engrandecer-Vos com os devidos louvores”.

Maria concebeu em seu seio virginal o Fundador, e acalentou a Igreja que nascia:

- “Acolhendo a Vossa Palavra no coração sem mancha, mereceu concebê-Lo no seio virginal e, ao dar à luz o Fundador, acalentou a Igreja que nascia”.

Maria, aos pés da Cruz, recebe o testamento da caridade divina:

- “Recebendo aos pés da Cruz o testamento da caridade divina, assumiu todos os seres humanos como filhos e filhas, renascidos para a vida eterna, pela morte de Cristo”.

Maria, modelo da Igreja orante, esperou com os Apóstolos o Espírito Santo em Pentecostes:

- “Ao esperar com os Apóstolos o Espírito Santo, unindo suas súplicas às preces dos discípulos, tornou-se modelo da Igreja orante”.

Maria é assunta aos céus e nos acompanha com amor de Mãe:

Arrebatada à glória dos céus, acompanha até hoje com amor de Mãe a Igreja que caminha na terra, guiando-lhe os passos para a pátria, até que venha o dia glorioso do Senhor”.

Finaliza o Prefácio cantando com todos os anjos e santos a glória divina:

Por isso, com os anjos e os santos, proclamamos a Vossa glória, cantando (dizendo) a uma só voz:  Santo, Santo, Santo, Senhor Deus do universo! O céu e a terra proclamam a Vossa glória. Hosana nas alturas! Bendito o que vem em nome do Senhor! Hosana nas alturas!”

Cresça, portanto, cada dia mais, nossa devoção a Maria, Mãe de Jesus, Mãe de Deus, Mãe da Igreja e nossa Mãe, e como discípulos missionários do Senhor, seu Amantíssimo Filho, façamos progressos maiores na escuta e prática de Sua Palavra, vivendo a graça do Batismo, com a assistência do Espírito, em maior fidelidade à vontade de Deus, a serviço da construção do Reino de Deus.

Oremos:

“Ó Deus, Pai de misericórdia, Vosso Filho Unigênito pregado na Cruz nos deu a Sua Mãe, a Virgem Maria, como nossa Mãe. Concedei, Vos pedimos, que por sua cooperação de amor a Vossa Igreja seja cada dia mais fecunda, exulte pela santidade de Seus filhos e atraia ao seu seio as famílias de todos os povos. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém”.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG