segunda-feira, 29 de maio de 2023

Maria: Mãe da Igreja Sinodal, um povo que caminha junto (01/05)

 


Maria: Mãe da Igreja Sinodal, um povo que caminha junto
 
 “Todos perseveravam unanimemente na oração, juntamente com as santas mulheres e Maria, a Mãe de Jesus...” (At 1,14)
 
Os Apóstolos estavam reunidos no Cenáculo, animados pelo mesmo amor, e ao centro encontrava-se a Mãe de Deus, de modo que, no dia de Pentecostes, o Espírito Santo, que já habitava em Maria desde o mistério da sua Imaculada Conceição, fixando nela a Sua morada de uma maneira nova.
 
A tradição da Igreja viu, nesta cena, a maternidade espiritual de Maria sobre toda a Igreja, sendo ela o “coração da Igreja nascente”, colaborando ativamente com a ação do Espírito Santo.
 
O Concílio Vaticano II assim nos apresenta Maria: “Redimida de um modo eminente e em previsão dos méritos do seu Filho, e unida a Ele por um vínculo estreito e indissolúvel, Maria é enriquecida com a sublime missão e a dignidade de ser a Mãe do Filho de Deus e, por isso, filha predileta do Pai e Sacrário do Espírito Santo, com o dom de uma graça tão extraordinária que supera de longe todas as criaturas celestes e terrenas”.
 
À Maria, mãe da Igreja, recorramos pedindo a graça de sermos conduzidos e assistidos pelo Espírito, como ela tão bem o fez, a fim de que sejamos uma Igreja verdadeiramente Sinodal, Povo de Deus que caminha junto, intensificando nossa participação na vida da Igreja, fortalecendo os vínculos de comunhão fraterna, e assim, vivamos a missão como solícitos e alegres discípulos missionários do Seu Amado Filho, Jesus Cristo. Ele é a Cabeça e nós, Igreja, o Seu Corpo.
 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG