sexta-feira, 10 de maio de 2024

Autênticos discípulos missionários do Senhor

                                                      

Autênticos discípulos missionários do Senhor

“Não tenhas medo; continua a falar e não te cales,
 porque Eu estou contigo. Ninguém te porá a mão
para fazer mal. Nesta cidade há um povo
numeroso que me pertence.”
(At 18,9-10)

Na passagem dos Atos dos Apóstolos (At 18, 9-18), o Ressuscitado Se dirige mais uma vez ao Apóstolo Paulo, para encorajá-lo e confirmá-lo na missão de anunciar e testemunhar a Sua Palavra.

Apresento algumas exigências que aparecem nesta passagem e que devem marcar o discípulo missionário do Ressuscitado, para a autenticidade e fecundidade da ação evangelizadora, na graça do Batismo recebido:

1 – As Palavras que Jesus dirigiu a Paulo e a nós são, ao mesmo tempo, um dom e uma missão. Somos porta-vozes da Palavra que ilumina e que acolhe, dá a conhecer o dom de Deus a homens e mulheres que já O procuram.

2 – Somos confirmados e enviados pelo Senhor na caminhada missionária para evangelizar um povo que já existe e a Deus pertence.

3 – Deste modo, o discípulo missionário não age por iniciativa própria, mas em obediência a Jesus Ressuscitado.

4 – A convicção e a determinação do discípulo missionário apoiam-se na fidelidade de Jesus, exatamente porque dom do próprio Senhor que não Se afasta dos que chama e envia.

5 – “Não tenhas medo” – o discípulo missionário é aquele que, antes de mais nada e em primeiro lugar, anuncia a Palavra, e a ninguém é conferido o direito e o poder de o fazer calar, e nenhum obstáculo justifica o seu silêncio – “se calarem a voz dos Profetas, as pedras falarão”.

6 – Porque recebeu uma Palavra Divina, não pode retê-la, sufocá-la, deve anunciar, sempre e em qualquer parte, sobretudo nas realidades mais difíceis, edificando uma “Igreja em estado permanente de missão”, uma Igreja em saída, como nos diz o Papa Francisco.

7 – Se, por alguém ou por muitos, for rejeitado, não pode parar, e numa avaliação, revigoramento, continuar a missão, dirigindo-se a outros lugares e pessoas mais disponíveis ao acolhimento do anúncio. Precisa seguir em frente, porque sabe que há um povo que o espera, um povo numeroso e preparado.

8 – Ter a convicção de que mesmo quando rejeitado, sempre fica nesse lugar alguém que acolheu a Boa Notícia. Aqui, podemos lembrar a Parábola do semeador e as quatro possíveis situações da acolhida da Palavra: beira do caminho, entre as pedras, ou entre os espinhos ou a terra boa e fértil.

9 – A sua única e indispensável certeza é a presença do Ressuscitado que nos comunica Seu Espírito, para que tenha coragem e fortaleza para vencer os momentos decisivos e adversos que marcam radicalmente a sua vida. Como o Apóstolo Paulo, nunca falar em sua própria defesa, embora várias acusações tenham sido formuladas contra ele: basta-lhe a certeza da Palavra que não desilude.

Celebraremos a Festa da Ascensão do Senhor, sua subida aos céus, e com isto já celebraremos a nossa vitória, preparando-nos para a grande Solenidade de Pentecostes, dia do nascimento da Igreja e do envio do Espírito Santo sobre os Apóstolos.

Renovaremos a alegria de sermos membros do Povo de Deus, reavivando a chama do discipulado, na fidelidade ao Senhor, com a força e presença do Espírito Santo.

Supliquemos:

Vem Espírito Santo
suavemente
 sobre a Tua Igreja!
Como uma chama 
que nunca se apaga, 
vem nos salvar, curar, ensinar, 
aconselhar, fortalecer, 
consolar e iluminar! 
Amém. Aleluia!


Fonte: Lecionário Comentado – Sexta-feira da VI Semana da Páscoa – Ed. Paulus – Portugal – pp. 600-603.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG