domingo, 28 de abril de 2024

“O inverno presente e a primavera futura” (VDTPB)

                                                           

“O inverno presente e a primavera futura”

Para aprofundamento da passagem do Evangelho (Jo 15,1-8),  reflitamos sobre um trecho do Comentário de Orígenes (séc. III).

“Toda planta, após a morte do inverno, espera a ressurreição da primavera. Portanto, se também nós somos enxertados na morte de Cristo no inverno deste mundo e da vida presente, verificamos que, na primavera futura, produzimos frutos de justiça sugados da seiva de Sua raiz; e se estamos enxertados em Cristo, será necessário que, como os ramos da Videira verdadeira, o Pai nos pode, Ele que é o agricultor, para que demos fruto abundante” (1).

Estamos vivendo o tempo do “inverno deste mundo”, mas a fé cultivada alimenta nossa esperança de que haverá a “primavera futura”, com frutos abundantes.

No entanto, as podas se fazem necessárias, para que mais frutos produzamos, e assim, mais ainda a caridade seja expressa em gestos concretos de amor e solidariedade.

Nutrimos nossa fé, esperança e caridade com a Seiva do Amor que nos vem do Espírito.

Nisto consiste a vida dos discípulos missionários: passar do inverno deste mundo e da vida presente à primavera futura, suportando, com maturidade, as podas necessárias, certos de que não nos falta a Seiva do Amor do Deus, por meio do Seu Espírito, que é abundantemente derramado em nossos corações.

Oremos:

Ó Deus, que nos inseristes em Cristo como ramos na verdadeira vide, dai-nos o Vosso Espírito, para que amando-nos uns aos outros com sincero amor, nos tornemos primícias de uma Humanidade nova e produzamos frutos de santidade e de paz” (2). Amém!


(1)         Lecionário Patrístico Domunical – Editora Vozes – 2013 – p.355
(2) Lecionário Comentado – Editora Paulus – Lisboa – 2011 – Vol. Quaresma/Páscoa – p.533

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG