domingo, 21 de maio de 2023

Síntese da Mensagem para o LV Dia Mundial das Comunicações Sociais - 2021

 


Síntese da Mensagem para o

LV Dia Mundial das Comunicações Sociais - 2021

 

«“Vem e verás” (Jo 1, 46). 

Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são».

Na mensagem, o Papa Francisco ressalta o convite a «ir e ver», que acompanha os primeiros e comovedores encontros de Jesus com os discípulos, que consiste no método de toda a comunicação humana autêntica.

É preciso que haja uma expressão comunicativa que queira ser transparente e honesta, e deste modo dedica a quantos participam da redação de um jornal como no mundo da web, tanto na pregação comum da Igreja como na comunicação política ou social.

O Papa afirma que é preciso “gastar as solas dos sapatos” no processo comunicativo:

“A crise editorial corre o risco de levar a uma informação construída nas redações, diante do computador, nos terminais das agências, nas redes sociais, sem nunca sair à rua, sem ‘gastar a sola dos sapatos’, sem encontrar pessoas para procurar histórias ou verificar com os próprios olhos determinadas situações”.

Ressalta a importância da presença, do convívio, contato, como fez Jesus em Sua pregação, desde o início de Sua missão, uma vez que a fé cristã começa e se comunica assim, com um conhecimento direto, nascido da experiência, e não pelo ouvi dizer.

Agradece a coragem de muitos jornalistas que se fazem presentes em situações desafiadoras, indo aonde mais ninguém vai:

“Temos que agradecer à coragem e determinação de tantos profissionais (jornalistas, operadores de câmera, editores, cineastas que trabalham muitas vezes sob grandes riscos), se hoje conhecemos, por exemplo, a difícil condição das minorias perseguidas em várias partes do mundo, se muitos abusos e injustiças contra os pobres e contra a criação foram denunciados, se muitas guerras esquecidas foram noticiadas...”

Reflete sobre as oportunidades e insídias na web, pois se trata de um instrumento formidável, que nos responsabiliza a todos como usuários e desfrutadores:

“Todos somos responsáveis pela comunicação que fazemos, pelas informações que damos, pelo controlo que podemos conjuntamente exercer sobre as notícias falsas, desmascarando-as. Todos estamos chamados a ser testemunhas da verdade: a ir, ver e partilhar.”

Um aspecto a destacar, é a afirmação de que “nada substitui o ver pessoalmente”:

“Na comunicação, nada pode jamais substituir, de todo, o ver pessoalmente. Algumas coisas só se podem aprender, experimentando-as...”

Neste sentido, menciona o intenso fascínio de Jesus sobre quem O encontrava, dependia da verdade da Sua pregação, mas a eficácia daquilo que dizia era inseparável do Seu olhar, das Suas atitudes e até dos Seus silêncios. Os discípulos não só ouviam as Suas palavras, mas viam-No falar.

Apresenta-nos Paulo de Tarso como exemplo para os tempos atuais, neste processo comunicativo de “ir” e ver” e “partilhar”:

“Todos os instrumentos são importantes, e aquele grande comunicador que se chamava Paulo de Tarso ter-se-ia certamente servido do e-mail e das mensagens eletrônicas; mas foram a sua fé, esperança e caridade que impressionaram os contemporâneos que o ouviram pregar e tiveram a sorte de passar algum tempo com ele, de o ver durante uma assembleia ou numa conversa pessoal....”

Cita Santo Agostinho, acompanhado da exortação para que verifiquemos a realidade e o cumprimento das profecias que se encontram na Sagrada Escritura - “Nas nossas mãos, temos os livros; nos nossos olhos, os acontecimentos”.

O Papa afirma a urgência de testemunhos transparentes de pessoas cuja vida foi mudada pelo encontro com Jesus, de modo que o desafio que nos espera é o de comunicar, encontrando as pessoas onde estão e como são.

Conclui a Mensagem com esta Oração:

“Senhor, ensinai-nos a sair de nós mesmos,
e partir à procura da verdade. Ensinai-nos a ir e ver,
ensinai-nos a ouvir,

a não cultivar preconceitos,
a não tirar conclusões precipitadas. 

Ensinai-nos a ir aonde não vai ninguém,
a reservar tempo para compreender,
a prestar atenção ao essencial,
a não nos distrairmos com o supérfluo,
a distinguir entre a aparência enganadora e a verdade.

Concedei-nos a graça de reconhecer as Vossas moradas no mundo
e a honestidade de contar o que vimos.”

 

Se desejar conferir a mensagem na integra, acesse:

http://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/communications/documents/papa-francesco_20210123_messaggio-comunicazioni-sociali.html

 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG