domingo, 28 de maio de 2023

Testemunhemos as virtudes divinas, com a presença do Espírito (Pentecostes)


Testemunhemos as virtudes divinas, com a presença do Espírito

A comunidade dos que creem em Deus deve pautar a vida pela lógica de Jesus e não pela lógica do mundo, fazendo a doação da vida, por amor, alcançando assim, a glória da Ressurreição.

Na prática das virtudes divinas deve manter viva a confiança, a alegria, a fidelidade, a esperança, contando com a presença e ação do Espírito Santo, o verdadeiro protagonista da Evangelização, no testemunho das virtudes divinas que nos movem.

Sejamos fortalecidos e iluminados pelas palavras de dois santos da Igreja neste testemunho:

Papa São Leão Magno (séc. V):

“Toda a vida cristã se funda e se eleva sobre uma série admirável de ações divinas, pelas quais a graça de Deus nos manifesta sabiamente todos os Seus prodígios.

De tal modo isto acontece que, embora se trate de Mistérios que escapam à capacidade humana de compreensão e que inspiram um profundo temor reverencial, nem assim vacile a fé, esmoreça a esperança ou esfrie a caridade”.

Bispo  São Cirilo de Jerusalém (séc. V), em sua Catequese:

“Branda e suave é a sua aproximação; benigna e agradável é a sua presença; levíssimo é o seu jugo! A sua chegada é precedida por esplêndidos raios de luz e ciência. Ele vem com o amor entranhado de um irmão mais velho: vem para salvar, curar, ensinar, aconselhar, fortalecer, consolar, iluminar a alma de quem o recebe, e, depois, por meio desse, a alma dos outros.

Quem se encontra nas trevas, ao nascer do sol recebe nos olhos a sua luz, começando a enxergar claramente coisas que até então não via. Assim também, aquele que se tornou digno do Espírito Santo, recebe na alma a sua luz e, elevado acima da inteligência humana, começa a ver o que antes ignorava”. 

Preparemo-nos, mais intensamente, para a Celebração da Solenidade de Pentecostes daqui há poucos dias, para que enriquecidos pela sua presença, sejamos cumulados dos sete dons: sabedoria e discernimento, conselho e fortaleza, ciência, temor e piedade.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG