segunda-feira, 15 de abril de 2024

Mensagem do Papa Francisco - 2017: “Impelidos pelo Espírito para a missão”

“Impelidos pelo Espírito para a missão”

No 4º Domingo da Páscoa, “Domingo do Bom Pastor”, celebramos também o Dia Mundial de Oração pelas Vocações.

Retomemos a mensagem do Papa Francisco (2017), para o 54º Dia Mundial de Orações pelas vocações que tinha como tema: “Impelidos pelo Espírito para a missão”.

O Papa se detém na dimensão missionária da vocação cristã: “Quem se deixou atrair pela voz de Deus e começou a seguir Jesus, rapidamente descobre dentro de si mesmo o desejo irreprimível de levar a Boa-Nova aos irmãos, através da evangelização e do serviço na caridade...”, e assim, todos os cristãos são constituídos missionários do Evangelho.

Como missionários, os cristãos são enviados ao mundo como Profetas da Palavra do Senhor e testemunhas do Seu amor, superando todo desânimo, pessimismo, passividade de uma vida cansada e rotineira, confiantes no próprio Deus, "que vem purificar os nossos «lábios impuros», tornando-nos aptos para a missão.  'f'oi afastada a tua culpa e apagado o teu pecado!' Então, ouvi a voz do Senhor que dizia: 'Quem enviarei? Quem será o nosso mensageiro?' Então eu disse: 'Eis-me aqui, envia-me' (Is 6, 7-8)".

Retomando o que afirmou na Catequese de 30 de janeiro de 2016, em virtude do Batismo, cada cristão é um «cristóforo», ou seja, «um que leva Cristo» aos irmãos. E isto vale, de forma particular, para as pessoas que são chamadas a uma vida de especial consagração e também para os sacerdotes, que generosamente responderam «eis-me aqui, envia-me».

Portanto, “com renovado entusiasmo missionário, são chamados a sair dos recintos sagrados do templo, para consentir à ternura de Deus de transbordar a favor dos homens (cf. Francisco, Homilia na Missa Crismal, 24 de março de 2016). A Igreja precisa de sacerdotes assim: confiantes e serenos porque descobriram o verdadeiro tesouro, ansiosos por irem fazê-lo conhecer jubilosamente a todos (cf. Mt 13,44)”.

Para a realização da missão cristã, o Papa apresenta estas questões:
Que significa ser missionário do Evangelho?
- Quem nos dá a força e a coragem do anúncio?
- Qual é a lógica evangélica em que se inspira a missão? 

Em seguida, oferece respostas a estas questões contempladas em três cenas evangélicas:

 - Jesus é ungido pelo Espírito e enviado.
O início da missão de Jesus na sinagoga de Nazaré (cf. Lc 4, 16-30) - Ser discípulo missionário significa participar ativamente na missão de Cristo, que Ele próprio descreve na sinagoga de Nazaré, e esta é também a nossa missão: ser ungidos pelo Espírito e ir ter com os irmãos para lhes anunciar a Palavra, tornando-nos um instrumento de salvação para eles.

- Jesus vem colocar-Se ao nosso lado no caminho.
O caminho que Ele, Ressuscitado, fez com os discípulos de Emaús (cf. Lc 24, 13-35). O cristão não carrega sozinho o encargo da missão, experimentando,  mesmo nas fadigas e incompreensões, – que "Jesus caminha com ele, fala com ele, respira com ele, trabalha com ele, e sente que Jesus está vivo com ele, no meio da tarefa missionária".

- Jesus faz germinar a semente.
A parábola da semente (cf. Mc 4, 26-27). Não se pode deixar levar por um certo frenesim de poder, pelo proselitismo ou o fanatismo intolerante. Ao contrário, é preciso rejeitar a idolatria do sucesso e do poder, a preocupação excessiva pelas estruturas e uma certa ânsia que obedece mais a um espírito de conquista que de serviço.

A semente do Reino, embora pequena, invisível e às vezes insignificante, cresce silenciosamente graças à ação incessante de Deus, que supera as nossas expetativas e nos surpreende com a sua generosidade, fazendo germinar os frutos do nosso trabalho para além dos cálculos da eficiência humana.

Confiantes no Evangelho e abertos à ação silenciosa do Espírito, que é o fundamento da missão, promover a Pastoral Vocacional.

Para isto é preciso oração assídua e contemplativa, alimentando a vida cristã com a escuta da Palavra de Deus, cuidando da relação pessoal com o Senhor na adoração eucarística, «lugar» privilegiado do encontro com Deus.

Exorta que as comunidades paroquiais, associações e aos numerosos grupos de oração presentes na Igreja, continuem a pedir, sem desânimo, ao Senhor, que mande operários para a sua messe e nos dê sacerdotes enamorados do Evangelho, capazes de se aproximar dos irmãos, tornando-se assim sinal vivo do amor misericordioso de Deus. Implorar do Alto novas vocações ao sacerdócio e à vida consagrada.

É preciso incentivar novas vocações: "... é possível ainda hoje voltar a encontrar o ardor do anúncio e propor, sobretudo aos jovens, o seguimento de Cristo".

Conclui apresentando-nos Maria Santíssima, Mãe do nosso Salvador, como modelo de resposta ao chamado de Deus, pois teve a coragem de abraçar este sonho de Deus, pondo a sua juventude e o seu entusiasmo nas mãos d’Ele.

Pede sua intercessão para que obtenhamos a mesma abertura de coração, a prontidão em dizer o nosso «Eis-me aqui» à chamada do Senhor e a alegria de nos pormos a caminho, como Ela (cf. Lc 1, 39), para anunciá-Lo ao mundo inteiro.



PS: Desejando conferir a mensagem na íntegra, acesse:

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG