domingo, 21 de maio de 2023

Mensagem do Papa Francisco para o 59º Dia Mundial de Oração pelas Vocações - síntese

 


Mensagem do Papa Francisco para o 59º Dia Mundial de Oração pelas Vocações - síntese
 
Em um contexto atual marcado pelos ventos gélidos da guerra e da opressão e fenômenos de polarização, e enquanto Igreja vivencia o processo Sinodal, com a urgente necessidade de caminhar juntos, cultivando as dimensões da escuta, participação e partilha, no 4º Domingo da Páscoa, o Domingo do Bom Pastor, o Papa Francisco nos agracia com mais uma oportuna mensagem para o Dia Mundial de oração pelas vocações, com o tema: “Chamados para construir a família humana”.
 
Ele reflete sobre o significado da vocação no contexto de uma Igreja sinodal que se coloca na escuta de Deus e do mundo, pois todos somos chamados a ser protagonistas da missão, pois “A sinodalidade, o caminhar junto é uma vocação fundamental para a Igreja, pois toda a Igreja é comunidade evangelizadora e, só neste horizonte, é possível descobrir e valorizar as diversas vocações, carismas e ministérios.”
 
Viver a vocação é nos sentirmos criaturas amadas de Deus, que por sua vez nos faz guardiões uns dos outros, construindo laços de concórdia e partilha e curando as feridas da criação. Cada um de nós somos criaturas queridas e amadas de Deus, chamados a acolher o olhar de Deus, que nos olha com amor, assim como olhou para a Virgem de Nazaré, Simão, Levi, Paulo, para que vivamos a vocação e a santidade:
 
“As seguintes palavras são atribuídas a Miguel Ângelo Buonarroti: «No interior de cada bloco de pedra, há uma estátua, cabendo ao escultor a tarefa de a descobrir». Se tal pode ser o olhar do artista, com muito mais razão assim nos vê Deus: naquela jovem de Nazaré, viu a Mãe de Deus; no pescador Simão, filho de Jonas, viu Pedro, a rocha sobre a qual podia construir a sua Igreja; no publicano Levi, entreviu o apóstolo e o evangelista Mateus; em Saulo, cruel perseguidor dos cristãos, viu Paulo, o apóstolo dos gentios. O Seu olhar de amor sempre nos alcança, toca, liberta e transforma, fazendo com que nos tornemos pessoas novas”.
 
Enriquecedora a citação do provérbio do Extremo Oriente, para que compreendamos o olhar de Deus para cada um de nós: «Um sábio, ao olhar o ovo, sabe ver a águia; ao olhar a semente, vislumbra uma grande árvore; ao olhar um pecador, sabe entrever um santo».
 
Deus nos olha e, em cada um de nós, vê potencialidades, às vezes ignoradas por nós mesmos, e atua incansavelmente ao longo da nossa vida, a fim de as podermos colocar ao serviço do bem comum, e neste sentido, é preciso que saibamos escutar a Sua Palavra.
 
Diferentes são as vocações na resposta ao olhar de amor de Deus:
 
- a vocação ao sacerdócio ordenado, ser instrumento da graça e da misericórdia de Cristo;
- na vocação à vida consagrada, ser louvor de Deus e profecia de nova humanidade;
- na vocação ao matrimônio, ser dom mútuo e geradores e educadores da vida;
- e em cada vocação e ministério na Igreja, em geral, que nos chama a olhar os outros e o mundo com os olhos de Deus, servir o bem e difundir o amor com as obras e as palavras.
 
A propósito, ele mencionar a experiência do Dr. José Gregório Hernández Cisneros. Quando trabalhava como médico em Caracas, na Venezuela, quis tornar-se irmão terceiro franciscano. Mais tarde, pensou em tornar-se monge e sacerdote, mas a saúde não lhe permitiu. Compreendeu então que a sua vocação era precisamente a profissão médica, na qual se prodigalizou especialmente a favor dos pobres. E, sem reservas, dedicou-se aos doentes atingidos pela epidemia de gripe chamada «espanhola», que então alastrava pelo mundo. Morreu atropelado por um carro, ao sair duma farmácia onde fora buscar remédios para uma idosa, sua paciente. Testemunha exemplar do que significa acolher a vocação do Senhor aderindo plenamente à mesma, foi beatificado há um ano.
 
Cada pessoa chamada é interpelada e convocada pessoalmente a viver a sua vocação – “Somos como os ladrilhos dum mosaico, belos já quando vistos um a um, mas só juntos é que formam uma imagem. Brilhamos, cada um e cada uma de nós, como uma estrela no coração de Deus e no firmamento do universo, mas somos chamados a compor constelações que orientem e iluminem o caminho da humanidade, a partir do ambiente onde vivemos...Para isso, a Igreja deve tornar-se cada vez mais sinodal: capaz de caminhar unida na harmonia das diversidades, onde todos têm a sua própria contribuição para dar e podem participar ativamente.”
 
Viver a vocação é participar da realização do sonho de Deus, um projeto de harmonia dos dons, caminhando e trabalhando juntos, como testemunhas de uma grande família humana unida no amor.
 
Conclui convidando-nos a rezar, para que o Povo de Deus, no meio das dramáticas adversidades da história, corresponda cada vez mais a esta vocação, com a luz do Espírito Santo, e que todos possamos encontrar o respectivo lugar e dar o melhor de si neste grande desígnio divino.
 
Desejando conferir a mensagem na integra, acesse:
http://www.vatican.va/content/francesco/pt/messages/communications/documents/20220124-messaggio-comunicazioni-sociali.html
 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG