segunda-feira, 22 de maio de 2023

Dez indicações à luz da Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais


Dez inspirações à luz da mensagem do Papa Francisco para o 54º Dia Mundial das Comunicações Sociais – 24 de maio de 2020

1 – Ter como livro fundamental de nossa ação evangelizadora: a Sagrada Escritura: “A Bíblia é a grande história de amor entre Deus e a humanidade”.

2 – Aprofundar o conhecimento, intimidade com o Senhor Jesus, Aquele que encontramos e mudou nossa vida, deu novo sentido e alargou nossos horizontes.

3 – Deixar-se guiar e ser iluminado pelo Espírito Santo, para escrever novas linhas na história como pessoa, família, Igreja e sociedade – “Vinde Espírito Santo...”.

4 – Conhecer a história dos Santos da Igreja, bem como das suas contribuições: textos, catequeses, homilias, Sermões - histórias que perfumam de Evangelho”.

5 – Aprofundar sobre a Sabedoria da Tradição da Igreja: Documentos, Concílios, Exortações, Catecismo da Igreja Católica, Cartas, Mensagens.

6 –  Conhecer e valorizar a história pessoal e de todos que nos antecederam – não permitir a perda a Memória, bem como também de nossas comunidades, pastorais, lutas, vitórias e conquistas - Vós 'ois uma carta de Cristo, confiada ao nosso ministério, escrita, não com tinta, mas com o Espírito do Deus vivo; não em tábuas de pedra, mas em tábuas de carne que são os vossos corações” (2 Cor 3, 3).

7 – Utilizar os Meios de Comunicação Social na evangelização com sabedoria para proclamar oportuna e importunamente a Palavra de Deus, sem jamais deixar de lado o encontro pessoal, o convívio, a proximidade (quando pudermos voltar à normalidade).

8 – Criticidade diante de “storytelling”, que seduzem e nos desviam da Verdade que é o próprio Jesus, e valorizar as histórias boas, sadias e edificantes.

9 – Necessário um “antivírus” pessoal para não se influenciar por “deepfakes”, que vendem mentiras, e por vezes, mentiras sofisticadas como verdades; ler bons livros, ver bons filmes, músicas.

10 – Aprender e contar com Maria, que “desatou os nós da vida com a força suave do amor” – e rezar a oração que o Papa nos apresentou nesta Mensagem, bem como divulgá-la – Nossa Senhora da Comunicação – Padroeira da Pascom, Rogai por nós!

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG