domingo, 28 de maio de 2023

Pentecostes: O Espírito Santo de Deus nos foi enviado (2) (Pentecostes)(18/05)

 


Pentecostes: O Espírito Santo de Deus nos foi enviado 

 

“Assim como o Pai Me enviou, também

Eu vos envio a vós. Recebei o Espírito Santo” (cf. Jo 20,21)

Com a Solenidade de Pentecostes, celebramos o nascimento da Igreja e acolhida do Espírito Santo para acompanhá-la, conduzi-la e assisti-la em sua missão, de forma sinodal, caminhando sempre juntos, a serviço do Reino, compromisso com a nova Jerusalém.

A passagem do Livro dos Atos dos Apóstolos (At 2,1-11) nos apresenta a comunidade que nasce do Ressuscitado, que é assistida pelo Espírito Santo e chamada a testemunhar a todos os povos o Projeto Libertador do Pai. 

Contemplemos o grande Pentecostes cinquenta dias após a Páscoa. O Espírito é apresentado em forma de língua de fogo, que consiste na linguagem do amor, a linguagem universal. 

A Festa de Pentecostes, que antes era uma festa agrícola (colheita da cevada e do trigo), a colheita dos primeiros frutos, ganhou novo sentido, tornou-se a festa histórica da celebração da Aliança, da acolhida do dom da Lei no Sinai e a constituição do Povo de Deus. Mas, o mais belo e verdadeiro sentido é a celebração da acolhida do Espírito Santo, que é o Dom dado por Deus a todos que creem, comunicando vida.

Deste modo, é missão da Comunidade no testemunho de Cristo Ressuscitado, na fidelidade ao Pai, com a presença e ação do Espírito Santo, construir a antiBabel, comprometidos com a nova Jerusalém, movidos pela Lei suprema, como fonte de amor e de liberdade, comunhão, diálogo, fraternidade e paz.

Que a alegria da Solenidade de Pentecostes seja o transbordamento da alegria divina, pela presença e ação do Espírito Santo, que inflama nosso coração com Seu amor, ilumina nossos caminhos com Seus raios, e nos cumula de todos os dons na ação evangelizadora. Amém. Aleluia!

 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG