domingo, 28 de maio de 2023

Suplico Vosso Espírito, Senhor (Pentecostes)

 


Suplico Vosso Espírito, Senhor

Senhor Jesus, não me permitais o exílio de mim, e tão pouco a perda da vida sem interioridade espiritual, em agitação que me desvie de Vossa presença, em recolhimento orante, iluminado e fortalecido por Vossa Divina Palavra que é luz para o caminho, Alimento que nos revigora no discipulado, ao carregar a cruz quotidiana.

Senhor Jesus, que o muito fazer não me roube momentos do encontro convosco, em silêncio fecundo e orante, para que não recaia em vazio interior, mas saiba ouvir a voz do Espírito, que comunica o querer de Deus e aquece o coração, e liberta de toda frieza, amargura e indiferença decorrentes do cansaço.

Senhor Jesus, alargai os horizontes das metas a serem alcançadas, a fim de que não me consuma em limitadas e mesquinhas metas que poderiam ser a confissão e expressão de egoísmo, individualismo e fechamento à comunhão com o outro, tão necessária, Vós que viveis a plena Comunhão com o Pai e o Santo Espírito.

Senhor Jesus, que eu seja cada vez mais enraizado em Vosso amor, para frutos saborosos produzir e, se preciso for, as podas suportar, em expressão de maturidade e crescimento espiritual, com as virtudes divinas comprovadas da fé, esperança e caridade.

Senhor Jesus, enviai o Vosso Espírito, para que não seja intoxicado de tantas informações, cada vez mais abundantes, e não me perca neste labirinto de palavras, mas seja atento à Vossa Palavra e comunicação do essencial, que precisamos ouvir, acolher e viver, e ao mundo a Palavra Santa e palavras edificantes comunicar.

Senhor Jesus, que não me perca na escuridão da noite das provações, fragilidades e medos próprios da condição humana, mas que seja iluminado pelo Vosso Espírito, que é luz que ilumina e orienta os passos no caminho que nos conduz a vida plena e feliz.

Senhor Jesus, vinde em socorro de minha fraqueza com Vosso Espírito, que vem com amor entranhado de um irmão mais velho; que vem para salvar, curar, ensinar, aconselhar, fortalecer, consolar, iluminar a alma de quem O recebe e, depois desse, a alma dos outros, cumulando-nos com os sete dons: sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, temor e piedade. Amém.   (1)

 

 

(1) Cirilo de Alexandria séc. I

 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG