quinta-feira, 25 de maio de 2023

Acolhamos a chama do Santo Espírito (19/05)

Acolhamos a chama do Santo Espírito

Fogo que nos queima e nunca nos consome;
fogo que nos aquece e mais calor queremos...

Acolhamos, sempre, a chama do Espírito Santo, iluminados por estas palavras do Missal Cotidiano:

"A Palavra da Verdade santifica o discípulo, 
afasta-o da lógica mundana e o faz missionário. 
A consagração na verdade, a libertação 
e a proteção contra o Maligno 
não são realidades adquiridas de uma vez para sempre, mas requerem uma fidelidade constante".

E ainda acrescenta:

“O Espírito é sempre imprevisível e soberanamente livre. Subverte os planos humanos, inclusive os de Paulo, que deu tudo de si a serviço do Evangelho. É como um fogo devorador que entra na vida de cada um de nós e não deixa para nós um ângulo sequer ou uma dobra do nosso espírito.

Só assim, porém, quando formos transpassados pelo fogo do Espírito, nos tornamos transparentes à Sua Palavra e toda a nossa vida se torna testemunho”.

Assim é o Espírito Santo de Deus com Suas múltiplas manifestações e ações em nossa vida. Quanto mais d’Ele falamos, nada ainda o dissemos.

De fato, poderemos perceber ao acolher parte do comentário sobre o Evangelho de João, do Bispo São Cirilo (séc. V):

“Cristo tinha cumprido a Sua missão sobre a terra, e para nós havia chegado o momento de entrarmos em comunhão com a natureza divina do Verbo.

Era preciso que a nossa vida anterior fosse transformada em outra diferente, come­çando um novo estilo de vida em santidade. Ora, isto só podia ser realizado pela participação do Espírito Santo. [...].

Não é difícil demonstrar, com o testemunho das Escri­turas, tanto do Antigo como do Novo Testamento, que o Espírito transforma e comunica uma vida nova àqueles em quem habita.

[...] Vês como o Espírito transforma noutra imagem aqueles em quem habita? Facilmente Ele os faz passar do amor das coisas terrenas à esperança das realidades celestes, e do temor e da indecisão à firme e generosa fortaleza de alma.

Foi o que sucedeu com os discípulos: animados e fortaleci­dos pelo Espírito, nunca mais se deixaram intimidar pelos seus perseguidores, permanecendo inseparavelmente uni­dos e fiéis ao Amor de Cristo [...].”

Reflitamos sobre a “fidelidade constante”, que jamais o seria sem a força, presença e ação do Espírito, que age em cada um de nós como fogo devorador que jamais se apaga, e quanto mais nos consome, nos irradia a chama de Seu fogo de Amor, mais felizes nos faz.

Acolhamos a chama ardente de Amor do Espírito, sobretudo ao celebrar a Solenidade de Pentecostes.

Incendeia-nos com o fogo do Teu Amor, Senhor!
Chama viva de eterno e inflamado Amor. 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG