quarta-feira, 30 de agosto de 2023

Proclamar a Palavra é nossa missão

                                                                 

Proclamar a Palavra é nossa missão

À luz da passagem da Carta de Paulo aos Tessalonicenses (1 Ts 2,7b-9.13), refletimos sobre a comunidade de Tessalônica, onde se acolheu com alegria a Palavra do Missionário, apesar das dificuldades, provações.

Era notável a fé ativa da comunidade, acompanhada da caridade esforçada e a firmeza de sua esperança; com gestos de acolhida, fidelidade e solidariedade.

O coração de Paulo transborda de alegria e agradecimento para com esta, a ponto de se dirigir a ela falando que a mesma nasceu do esforço missionário feito com “ternura de Mãe” e com autenticidade ao anúncio.

O Apóstolo fala de uma comunidade que escuta, acolhe e vive a Palavra e, consequentemente, a fertilidade e fecundidade se fazem presentes nela, com frutos Pascais.

A corrente de amor, que se criou entre o Apóstolo e os fiéis, foi crescendo em intensidade e qualidade, como deve acontecer com os pastores e as comunidades a eles confiadas.

Paulo não se tornou um peso para as comunidades, pois sobreviveu de seu trabalho, objetivando única e exclusivamente a salvação de todos.

Reflitamos:

 -  Somos testemunhas alegres, vivas, entusiastas, generosas, uma comunidade onde se vive a gratuidade e o amor para com Deus e com o próximo?
-  Somos vigilantes para não incorrermos em contratestemunhos, sendo amargos, egoístas, agressivos, cansados e desanimados?

 -  Deixamo-nos interpelar pela Palavra de Deus?
 -  Pregamos a Palavra de Deus ou a nós mesmos?

Aprendamos com o Apóstolo e a comunidade de Tessalônica, para que façamos progressos ainda maiores, renovando a alegria e a graça de sermos discípulos missionários do Senhor.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG