quarta-feira, 24 de maio de 2023

Pela força do Evangelho, o Espírito rejuvenesce a Igreja (13/05)

Pela força do Evangelho, o Espírito rejuvenesce a Igreja

Estamos na grande Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, e em preparação para a grande Festa de Pentecostes.

Esta citação “Da Constituição Dogmática Lumen Gentium” sobre a Igreja como luz do mundo, do Concílio Vaticano II (Séc. XX), muito nos ajuda na reflexão sobre a Missão do Espírito Santo na Igreja e a necessária Unidade dos Cristãos:

“Terminada na terra a obra que o Pai confiou ao Filho, o Espírito Santo foi enviado no Dia de Pentecostes a fim de santificar continuamente a Igreja e, por Cristo, no único Espírito, terem os fiéis acesso junto ao Pai.

Ele é o Espírito da vida, a fonte de água que jorra para a vida eterna. Por Ele, o Pai dá vida aos homens mortos pelo pecado, até ressuscitar em Cristo seus corpos mortais. O Espírito habita na Igreja e nos corações dos fiéis como em um templo. Neles ora e dá testemunho da adoção de filhos.

Conduz a Igreja ao conhecimento da verdade total, unifica-a na comunhão e nos ministérios, ilumina-a com diversos dons carismáticos e hierárquicos e enriquece-a com seus frutos.

Pela força do Evangelho, rejuvenesce a Igreja, renovando-a constantemente e a conduz à perfeita união com seu Esposo. Pois o Espírito e a Esposa dizem ao Senhor Jesus: “Vem!”

Assim se apresenta a Igreja inteira como um povo reunido pela unidade do Pai, do Filho e do Espírito Santo. O conjunto dos fiéis, consagrado pela unção do Espírito Santo, não pode enganar-se na fé.

Esta peculiaridade se exprime através do sentido sobrenatural da fé, quando na sua totalidade, a hierarquia e os fiéis leigos, manifestam um consenso universal em matéria de fé e costumes.

Com este senso de fé, formado e sustentado pelo Espírito da verdade, o povo de Deus, guiado pelo sagrado magistério a que obedece com fidelidade, acolhe não mais como palavras dos homens, mas, na realidade, a Palavra de Deus, e adere sem esmorecimento à fé que, uma vez para sempre, foi transmitida aos santos (Jd 3).

Nela penetra sempre mais profundamente, com reto julgamento, e cada vez mais plenamente a põe em prática em sua vida. Além disso, por meio dos Sacramentos e Ministérios, o Espírito Santo não apenas santifica e conduz o povo de Deus e o adorna com virtudes, mas ainda distribui a cada um Seus dons conforme quer (1Cor 12,11), e concede também graças especiais aos fiéis de todas as condições.

Torna-os assim aptos e disponíveis para assumir deveras obras ou funções, em vista de uma séria renovação e mais ampla edificação da Igreja, conforme foi dito:

A cada um é dada a manifestação do Espírito em vista do bem comum (1Cor 12,5). Estes Carismas devem ser recebidos com ação de graças e consolação. Pois, todos desde os mais extraordinários aos mais simples e comuns, são perfeitamente apropriados e úteis às necessidades da Igreja”.

Urge redescobrir cada vez mais as três Pessoas da Santíssima Trindade, cada uma com Sua missão própria no mistério e comunhão e unidade no rejuvenescimento da Igreja.

Que a força do Espírito Santo continue rejuvenescendo a vida da Igreja, e assim, vivamos a Missão que o Senhor nos confiou para que o Reino de Deus se torne presente em nosso meio.

Não basta ser batizado, é preciso que sejamos Discípulos Missionários do Senhor. Não importa o tempo, o lugar...

É sempre tempo de irradiar a luz, a alegria, a força, a vitalidade que o Espírito derrama, abundantemente, em nós, para quem precisa, sobretudo, àqueles que em nada mais acreditam, reacendendo a esperança daqueles que nada mais esperam!

PS: Liturgia das Horas - Vol. II - pág. 890-891.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG