sábado, 27 de maio de 2023

“Vai, vende tudo o que tens e segue-me!” (27/05)

“Vai, vende tudo o que tens e segue-Me!”

Reflexão à luz da passagem do Evangelho de Marcos (Mc 10,17-27), comumente chamada a passagem do “jovem rico”.

Jesus nos apresenta a necessária disponibilidade às exigências para segui-Lo: a pobreza e a obediência.

Quanto à primeira, esta se manifesta na pobreza do desprendimento afetivo e pobreza efetiva, e a liberdade para o discipulado será diretamente proporcional à pobreza, como sinônimo desapego alcançado.

Com estas, se alcança a liberdade, favorecendo o desapego, assim como Ele mesmo o fez - “Cristo Jesus despojou-Se a Si mesmo, tomando a forma de escravo, e tornando-Se semelhante ao ser humano. E encontrando em aspecto humano, humilhou-Se, fazendo-Se obediente até a morte – e morte de Cruz!” (Fl 2,7-8).

Deste modo, os discípulos deverão testemunhar a caridade e humildade de Cristo, imitando o Seu aniquilamento, vivendo e aceitando a pobreza, na liberdade dos filhos de Deus, com a renúncia das próprias vontades.

Oremos:

“Ó Deus, sois o amparo dos que em Vós esperam e, sem Vosso auxílio, ninguém é forte, ninguém é santo; redobrai de amor para conosco, para que, conduzidos por Vós, usemos de tal modo os bens que passam, que possamos abraçar os que não passam. Por nosso Senhor Jesus Cristo, Vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!”.(1)


Fonte: Missal Cotidiano- Editora Paulus – p.822
(1) Oração do dia - 17º Domingo do Tempo Comum

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG