domingo, 21 de maio de 2023

Primeiros para amar e servir (21/05)

                                                      
Primeiros para amar e servir

Na 7ª terça-feira do Tempo Comum, ouvimos a passagem do Evangelho em que Jesus faz o segundo anúncio de Sua Paixão (Mc 9,30-37), e temos a oportunidade de refletir sobre a verdadeira autoridade: 


A verdadeira autoridade não está em estar acima dos outros, oprimir os outros, na afirmação de si mesmos reduzindo os outros a escravos, clientes ou aduladores; está em ‘ser primeiros para os outros’. Em colocar o que se tem de bom a serviço de todos.

Isto cria a nova grandeza evangélica, que é verdadeira grandeza, porque, se é verdade que ‘os primeiros serão os últimos’, é verdade também que ‘os últimos’ (estes últimos dos quais nos falou o Evangelho serão os primeiros (Mt  20,16)”. (1)

Parece pequena a diferença, mas na verdade é  imensa: é preciso antes “ser primeiro que os outros”, “ser primeiro para os outros”.

Quantas vezes, vemos disputas dentro e fora de nossas comunidades, para ver quem é o melhor, quem chega primeiro, quem tem mais acesso, mais ibope.

A busca do primeiro que o outro só tem sentido se for movido pelo amor doação, serviço, para que todos tenham vida e vida plena.

Sejamos os primeiros a nos colocar alegremente no carregar da cruz, em solidariedade com os crucificados.

Também para carregar nossa cruz de cada dia, com renúncias, coragem e fidelidade, testemunhando e ajudando o próximo no carregar de sua cruz, como “Cirineus”, que o mundo tanto precisa, na promoção do bem, da verdade, da justiça, da ética, dos valores que, se vividos, tornam o mundo mais belo.


Sejamos os primeiros a promover o bem, a verdade, a justiça, a ética, os valores que, se vividos, tornam o mundo mais belo.

Sejamos os primeiros a estender a mão a quem mais precisa: primeiro para amar e servir. 


Eis a grande lição que Jesus nos dá nesta passagem do Evangelho e em todos os momentos

Eis a grande lição que Jesus nos dá na passagem do Evangelho, e que na Escola do Divino Mestre, Jesus, temos que aprender todos os dias e em todos os momentos, e deste modo nos tornamos sal da terra e luz do mundo, e vivemos o discipulado com ardor, amor e alegria.


(1) O Verbo Se faz Carne - Raniero Cantalamessa - Editora   Ave Maria - 2013 - p.438

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG