quarta-feira, 24 de maio de 2023

A estreita via da Cruz e a ação do Espírito! (Pentecostes) (14/05)

A estreita via da Cruz e a ação do Espírito!

“... aquele que se tornou digno do
Espírito Santo, recebe na alma a Sua luz...”

Terminando o Tempo Pascal, somos agraciados pela Solenidade de Pentecostes, precedidos pela Festa da Ascensão do Senhor aos Céus, no domingo passado, não para Se distanciar, mas para ficar bem perto de nós.

Com a Festa de Pentecostes se anuncia como a manifestação da vinda e presença do Espírito Santo em nosso meio, e com Ele, novo ardor e vigor para toda a Igreja! 

O Espírito Santo, protagonista maior da Evangelização, é enviado a nós como Paráclito, Advogado, Consolador, Defensor na missão a ser realizada como Sopro Divino para reavivar o mundo, transformá-lo. Sopro que vem das “Entranhas Divinas” para fermentar a massa, com os raios de luz, como fogo para nossos corações aquecer.

O Espírito, como disse São Cirilo, Bispo de Jerusalém (séc. IV):

“Ele vem com o amor entranhado de um irmão mais velho: vem para salvar, curar, ensinar, aconselhar, fortalecer, consolar, iluminar a alma de quem O recebe, e, depois por meio desse, a alma dos outros.

Quem se encontra nas trevas, ao nascer do sol recebe nos olhos a sua luz, começando a enxergar claramente coisas que até então não via. Assim também, aquele que se tornou digno do Espírito Santo, recebe na alma a Sua luz e, elevado acima da inteligência humana, começa a ver o que antes ignorava”.

É este Espírito que nos fortalece para realizarmos as palavras do Apóstolo Pedro que, em sua Primeira Epístola, assim nos diz:

“Vós também, como pedras vivas, sois edificados casa espiritual e sacerdócio santo, para oferecer sacrifícios espirituais agradáveis a Deus por Jesus Cristo” (1Pd 2,4).

Com a ação e presença do Espírito, trilhando sem espírito de timidez e medo, fraqueza e desânimo precisamos continuar o trabalho da Evangelização.

Há desafios bem à nossa frente para que a Palavra de Deus seja anunciada: condomínios, hospitais, cadeias, shoppings, aeroportos, cortiços e favelas, jovens e católicos afastados, mundo da política, da economia, da cultura, da comunicação...

Que a alegria da Páscoa e as grandes Festas Litúrgicas celebradas na Mesa da Eucaristia nos revigorem, ressoando aquelas inesquecíveis palavras do Papa João Paulo II:

“A Eucaristia é verdadeiramente um pedaço do céu que se abre sobre a terra – é um raio de glória da Jerusalém celeste, que atravessa as nuvens da história e vem iluminar nosso caminho”.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG