domingo, 28 de maio de 2023

Suplicamos Teu Espírito, Senhor! (Pentecostes)


Suplicamos Teu Espírito, Senhor!

Senhor, como filhos de Deus, renascidos do alto pelo Espírito Santo, embora indignos o fôssemos, possuímos a Cristo, que nos ilumina e nos recria, e nos guia pelo Espírito através de vários modos, porque em nós fizeste morada, e nossos corações são conduzidos de maneira suave e invisível pela ação desta graça divina indizível.

Suplicamos Teu Espírito, Senhor, pelos que choram e se lamentam pelo gênero humano e suplicam por Ele com lágrimas e pranto, abrasados de amor espiritual, porque nosso amor por Ti passa necessariamente pelo outro, e assim vivemos amores inseparáveis: a Deus e ao próximo.

Suplicamos Teu Espírito, Senhor, para inflamar com uma alegria e um amor tão grande por todos aqueles que responderam ao Teu chamado, para que possam ser Tua presença, abraçando e amando a todos de coração, sem distinção de bons e maus, pois assim Deus age, fazendo chover sobre bons e maus.

Suplicamos Teu Espírito, Senhor, pelos que conservam o espírito de humildade, colocando-se abaixo de todos os outros, tendo-se a si mesmo como os mais abjetos e desprezíveis, para melhor amar e servir, pois tão somente assim nos tornamos grandes no Teu Reino, também fazendo-nos o último e servo de todos, como Tu o fizeste.

Suplicamos Teu Espírito, Senhor, que nos comunica uma alegria inefável, que deve se constituir numa marca daqueles que se colocam como discípulos missionários Teu a serviço do Reino por Ti inaugurado.

Suplicamos Teu Espírito, Senhor, por tantas pessoas boas e corajosas, para que, equipadas com toda armadura régia e lançando-se ao combate, batalhem com valentia contra os inimigos e os vença, lançando-se contra o inimigo o submeta sob os seus pés.

Suplicamos Teu Espírito, Senhor, por tantas pessoas de alma serena em que repousa em um grande silêncio, tranquilidade e paz, e assim gozam de um maravilhoso otimismo e bem-estar espiritual, e de um sossego inefável, porque sabem em quem confiam, e podem dizer como o Teu Apóstolo: “Tudo posso n’Aquele que me fortalece”. (Fl 4,13).

Suplicamos Teu Espírito, Senhor, para nos acompanhar também em momentos em que nada de especial possamos experimentar, para que, também nestes momentos, saibamos sentir a Tua presença silenciosa, que nos acompanha e nos assiste, ainda que nada supliquemos.

Suplicamos Teu Espírito, Senhor, para toda a Tua Igreja, para que vivamos a vocação à santidade para qual fomos predestinados, em Cristo, desde o princípio da criação, numa conduta irrepreensível e sem mancha diante do Pai celestial.

Suplicamos Teu Espírito, Senhor, e com Ele os dons da inteligência, uma sabedoria e conhecimento inefáveis, superiores a tudo o que se possa expressar, e também os dons do conselho, fortaleza, temor e piedade, para que cada vez mais a Tua vontade, o Teu Projeto de amor, vida, justiça e paz saibamos realizar.

Suplicamos a graça celestial do dom do Espírito, com muita fé, esperança e amor, para que, governados e guiados por Ele, cheguemos à perfeição da plenitude de Cristo, na fidelidade ao Pai que nos criou e nos ama, incondicional e eternamente. Amém.


Fonte inspiradora: Sermão atribuído a um Autor anônimo do século IV – Lecionário Patrístico Dominical – Editora Vozes - pp.411-412. 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG