sábado, 27 de maio de 2023

Que eu corresponda ao Teu olhar de Amor, Senhor! (27/05)

Que eu corresponda ao Teu olhar de Amor, Senhor!

Naquele dia,
Ele olhou nos olhos “daquele homem rico”, um anônimo do Evangelho (Mc 10,17-27).

- Quem é aquele ao qual Jesus dirigiu Seu olhar com Amor?
- Quem é aquele ao qual Jesus propôs que tudo vendesse e desse aos pobres, em sinal de despojamento?
- Quem é aquele que foi convidado a alcançar um tesouro no céu?

“Ele” sou eu, é você; é a humanidade que precisa discernir os valores, os tesouros oferecidos por Deus. Mais ainda, é todo aquele que procura um sentido para a própria vida.

O olhar de Amor do Senhor continua voltado para nós, embora muitas vezes Seu amor não seja correspondido.

O olhar de Amor do Senhor se volta ao povo sofrido, convidando-o a redescobrir os caminhos da fraternidade/solidariedade.

O olhar de Amor do Senhor, incansavelmente, se volta para mim e para você. Ele nos propõe a salvação como dom divino e resposta humana.
Não nos ocorra, Senhor, a indiferença ao Vosso olhar de Amor.

Não nos ocorra nos apegarmos aos bens que passam, não abraçando os que não passam (amor, verdade, justiça, fraternidade, liberdade…).

Não caiamos na tentação da mesmice, expressa numa vida instalada, mãos cheias, mas coração vazio.

Não nos voltemos entristecidos para nossos aparentes tesouros, mas que diante de Deus são apenas relativas preciosidades, pois sem Ele nada tem valor, nada nos preenche.

Não tome a tristeza conta de nosso coração diante da proposta que O Senhor faz a todos nós e não tenhamos medo de corresponder ao Divino olhar e Projeto de Amor que tem para nós.

Tenhamos a coragem para tudo renunciar, para totalmente livres, ao imprescindível Amor de Deus, acolher, anunciar, testemunhar…

Coloquemo-nos no lugar daquela pessoa “daquele homem rico”, vivenciar aquele mesmo olhar. Não um vil olhar, mas um olhar de amor.

Como Deus nos olha?
Olha-nos com olhar de Amor…

Envolve-nos com laços de ternura.

Oremos:

Senhor, que através de minha vida, não somente através do mal que não devo fazer, mas pelo bem que devo fazer, corresponder ao Vosso olhar de Amor.

Senhor, concedei-me a graça para que as pessoas vejam no meu olhar, alguém que inesquecivelmente um dia foi por Vós olhado, percebido, acreditado, amado…

Seja meu amor seja uma resposta ao Vosso amor; que me amou primeiro. Amando-me primeiro, amarás até o fim, além de toda e qualquer rejeição.

Senhor, quero corresponder ao Vosso olhar de Amor: amando-Vos, seguindo-Vos; recebendo cem vezes mais irmãos, irmãs, bens, e se preciso for, perseguições suportar. Ainda que elas venham, não me faltará Vosso Amor…

Ó Senhor, 
como é feliz quem se deixa envolver pelo Vosso olhar 
e não se cansa de corresponder a ele.
Experimenta a mais desejada felicidade 
que somente em Vós podemos encontrar. 
Amém.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG