domingo, 28 de maio de 2023

Pentecostes: a chama do amor crepita em nosso coração (Pentecostes)


Pentecostes: a  chama do amor crepita em nosso coração

Celebrando a Solenidade de Pentecostes, a Festa do nascimento da Igreja, muito nos enriquece esta citação do Papa Bento XVI:

“No Pentecostes, o Espírito Santo manifesta-Se como fogo. A Sua chama desceu sobre os discípulos reunidos, acendeu-se neles e infundiu-lhes o novo ardor de Deus.

Realiza-se assim aquilo que o Senhor tinha predito: ‘Vim lançar fogo sobre a Terra; e como gostaria que ele já tivesse sido ateado!’ (Lc 12,49).

Juntamente com os fiéis das diversas comunidades, os Apóstolos levaram esta chama divina até aos extremos confins da terra: abriram assim um caminho para a humanidade, uma senda luminosa, e colaboraram com Deus que com o Seu fogo quer renovar a face da Terra.

Como é diferente este fogo, daquele das guerras e das bombas! Como é diverso o incêndio de Cristo, propagado pela Igreja, em relação aos que são acendidos pelos ditadores de todas as épocas, também do século passado, que atrás de si deixam terra queimada.

O fogo de Deus, o fogo do Espírito Santo, é aquele da sarça que ardia sem se consumir (Ex 3,2). É uma chama que arde, mas não destrói; aliás, ardendo faz emergir a parte melhor e mais verdadeira do homem, como numa fusão faz sobressair a sua forma interior, a sua vocação à verdade e ao amor.

...vale a pena deixar-se tocar pelo fogo do Espírito Santo! A dor que nos causa é necessária para nossa transformação. É a realidade da Cruz: não é por acaso que, na linguagem de Jesus o ‘fogo’ é, sobretudo, uma representação do Mistério da Cruz, sem o qual o cristianismo não existe.

Por isso, iluminados e confortados por estas palavras de vida, elevemos a nossa invocação: Vinde, Espírito Santo! Ateai em nós o fogo do Vosso amor!

Sabemos que esta é uma oração audaz, com a qual pedimos para ser tocados pela chama de Deus; mas sabemos, sobretudo, que esta chama – e só ela – tem o poder de nos salvar.

Para defender a nossa vida, não queremos perder a vida eterna que Deus nos quer conceder. Temos necessidade do fogo do Espírito Santo, porque só o Amor redime. Amém!”.

Oremos:

“Vinde, Espírito Santo!
Ateai em nós o fogo do Vosso amor!”,
Para que levemos este amor a quantos precisarem,
Pois o amor caminha de mãos dadas com a fidelidade.

“Vinde, Espírito Santo!
Ateai em nós o fogo do Vosso amor!”,
Para promover a justiça e a paz que se beijam,
Como tão bem expressou o salmista.

“Vinde, Espírito Santo!
Ateai em nós o fogo do Vosso amor!”,
Para nos empenharmos com a fidelidade que brotará da terra,
E a justiça que nos olhará do alto céu.

“Vinde, Espírito Santo!
Ateai em nós o fogo do Vosso amor!”
Dai a toda a humanidade tudo o que for bom,
E assim nossa terra produzirá seus frutos.

“Vinde, Espírito Santo!
Ateai em nós o fogo do Vosso amor!”,
Para que a justiça esteja sempre diante de nós,
E nossos passos marquem um novo caminho.
Amém. 


Um Caminho de fé antigo e sempre novo – Pregações para o ano Litúrgico – Ano C – Bento XVI - Editora Molokai – São Paulo - pp.438-439

Oração inspirada no Salmo 85

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG