domingo, 28 de maio de 2023

Ação do Espírito Santo: “Não vos deixarei órfãos” (Pentecostes) (Parte II)

Ação do Espírito Santo:
“Não vos deixarei órfãos”

Há nas palavras de Atenágoras outras verdades veladas, subentendidas. Continuemos nossa meditação!

Com o Espírito, tudo se renova; tudo ganha novo sentido… O cosmos ganha beleza, pois, também ele anseia pela recriação do Espírito, como Paulo nos diz na Carta aos Romanos:
“Pois a criação em expectativa anseia pela revelação dos filhos de Deus…” (Rm 8,19).

A ação do Espírito nos permite a contemplação da presença do Cristo Ressuscitado, ao partir o Pão, como o fez com os discípulos de Emaús.

Ao sentirmos Sua presença, sentimos o ardor do Seu amor, no mais profundo do nosso coração, porque é “O Encontro dos Encontros”:

Encontro com o Eterno Amado. Presença curadora de nossa miopia. Assim, nosso novo olhar ultrapassa as fronteiras das aparências, rompendo fronteiras limítrofes da vida.

Sua presença torna impossível quaisquer fronteiras de mesquinharias e mediocridades cotidianas… O Evangelho Se faz força do Reino, porque não são apenas palavras, mas a Própria Palavra.

Ele que Se fez Verbo, Palavra, e veio entre nós habitar, conosco dialogar, O Projeto do Pai comunicar e realizar, ao mundo confiar, na ação do Espírito a acompanhar para vê-lo realizar…

Com o Espírito a Igreja realiza a Comunhão Trinitária, porque a comunhão do Amor Pleno e Verdadeiro que somos chamados a viver.

A Igreja, apesar de seus limites e pecados, é sinal da comunhão Trinitária, espelhando-se na mais bela e perfeita Comunidade que é a Santíssima Trindade.

Com o Espírito a autoridade de todos, ordenados ou não, consagrados ou não, transforma-se em alegre e humilde serviço.

Como é bom saber que é o Espírito, o ator principal, o protagonista da Evangelização.

Se a Palavra Divina anunciamos, se testemunho damos, só é possível porque assim Deus o quer e permite.

Deus não só quer e permite como nos assiste com Seu Espírito, na realização da promessa do Filho, que se não fosse para o Pai, não nos seria enviado Seu Espírito!

Como é bom saber, e não esquecer, que após termos dado o melhor de nós, na ação evangelizadora e missionária, somos meros colaboradores, inúteis servidores do Reino.

Da Trindade tudo procede, para Ela tudo se volta. A Ela toda honra, glória e louvor. Com o Espírito a Liturgia é memorial e antecipação. Memorial porque se cumpre o que Ele mandou realizar em Seu Nome, perpetuando Sua presença.

A Liturgia é antecipação, porque o banquete, o rito, a festa, o louvor dá pequena amostra do que será o céu, para quem um dia o merecer.

De Liturgia em Liturgia, celebrada e vivida, caminhamos a passos largos para o céu, e ao mesmo tempo empenhados em sua realização parcial na terra.

Com o Espírito a ação humana se diviniza. Tudo o que fizermos por Deus e para Deus, torna-se divinizado. Nossas ações quando movidas pelo Espírito, tornam-se verdadeiras Eucaristias.

Quando nos movemos pelo amor,
Quando nos deixamos conduzir pelo Espírito,
Quando deixamos prevalecer à vontade Divina
Nossas ações são verdadeiramente divinizadas.

Com o Espírito a vida é outra, bem como, a Igreja e a História.
Tudo se torna Novo e Diferente, porque por Ele, Deus faz Novas todas as coisas.

As coisas antigas passaram...
Eis que surgiu, e há de surgir sempre, um Novo Céu e uma Nova Terra!
Amém! 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG