quarta-feira, 24 de maio de 2023

A comunhão necessária e a presença do Espírito (Ano C) (Pentecostes) (19/05)


A comunhão necessária e a presença do Espírito

Na Solenidade de Pentecostes (Ano C), temos, como Leitura opcional, a passagem da Carta de Paulo aos Romanos (Rm 8, 8-17).

Temos a realidade de uma comunidade cristã testemunhando a Boa-Nova de Jesus, numa presença libertadora e salvadora da vida humana.

A mensagem é explícita: O Espírito Santo somente se manifestará e atuará se a comunidade se propuser a viver uma fé integrada, numa família de irmãos que se reúnem em comunhão com o Pai e o Filho.

Para que a comunidade seja testemunha do Cristo Ressuscitado, como Igreja, não basta uma aceitação superficial da Palavra, nem manifestações humanas, ainda que sejam muito impressionantes.

Urge que ela tenha consciência de que não é uma célula autônoma, mas que viva e testemunhe a sua fé integrada em comunhão com a Igreja toda.

Como comunidade, para fazer parte da família de Jesus, deve acolher a autoridade e buscar o reconhecimento dos pastores da Igreja universal, e tão somente assim, manifestará nela o Espírito, a vida de Deus, participando da construção do Reino.



Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG