sexta-feira, 26 de maio de 2023

Amar é muito mais que dizer, amar é viver! (17/05)


Amar é muito mais que dizer, amar é viver!

Uma reflexão à luz da Palavra Proclamada na Sexta-feira da Sétima Semana da Páscoa (At 25, 13-21; Jo 21, 15-19): Amor, Fidelidade, Sabedoria e Paz!

Na terceira aparição do Ressuscitado, após a Pesca Milagrosa, em atenção à Palavra de Jesus, Ele mesmo interroga Pedro por três vezes se o ama.

Sabemos bem o diálogo de Jesus com Pedro, bem como sua resposta e a ordem de Jesus para que cuide do rebanho… Três vezes Pedro negara o Senhor, agora três vezes afirma o seu amor…

A Misericórdia de Deus jamais deixa de acreditar em nós, apesar de nossas infidelidades, inconstâncias e condição pecadora. Ama-nos, apesar de sermos pecadores!

O Amor…
O amor é essencial!
Nada é possível quando falta o amor, Princípio e Fundamento da Missão Evangelizadora. Sem amor ao Senhor, amor incondicional, não levaremos adiante tão Divina Missão.

Muito mais do que multiplicação de palavras… Amar é tornar a vida intensa e bela com pequenos gestos, que por amor, tornam-se grandes!

Amor é entrega… É superação de limites, vivência da palavra dada, compromissos firmados – compromissos cumpridos, configuração ao Amado, de modo que já não é a pessoa que vive, mas é Cristo que nela vive…

O amor exigido, por Jesus, do Apóstolo implica numa atitude de absoluta fidelidade.

Fidelidade…
Ao Reino; ao Evangelho, à Doutrina, em corajoso testemunho, com coerência e amadurecimento. A fidelidade pressupõe coragem, renúncias, despojamento, jamais retrocessos…

Sabedoria…
Na primeira leitura dos  Atos dos Apóstolos, vemos Paulo anunciando o Cristo Ressuscitado é preso, impedido de realizar sua Missão. Apela à sua condição romana para o julgamento, o que possibilitaria a continuidade da Evangelização, a abertura a outros povos…

Evangelizar exige confiança total no Senhor, mas não nos dispensa da ação com Sabedoria.

O Cristão precisa, em cada tempo, salvaguardar a dignidade e sacralidade da vida, da concepção ao seu declínio natural. Paulo, indiscutivelmente confia no Senhor, e age com Sabedoria fazendo valer seus direitos…

Pedro e Paulo deram com a palavra e a própria vida as suas respostas… Eis a nossa vez.

Paz...
Amando na Fidelidade e com Sabedoria o Discípulo Missionário de Jesus encontrará e fará acontecer a Paz tão almejada, tão necessária.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG