domingo, 21 de maio de 2023

Ascender para acender (Ascensão do Senhor - Ano A) (12/05)

Ascender para acender

Na Festa da Ascensão do Senhor aos céus (ano A), temos na proclamação da Palavra de Deus: At 1,1 -11; Sl 46; Ef 4,1-13; Mt 28, 16-20.

Tendo Jesus passado pela morte de Cruz, com seu corpo cuidadosamente colocado no túmulo e guardado por soldados; tendo Ele descido à mansão dos mortos para libertar os que jaziam cativos, cremos que Ele foi por Deus Ressuscitado, glorificado, exaltado ao mais alto dos céus, onde Se encontra à direita de Deus para julgar os vivos e os mortos.

Elevado aos céus, exaltado, glorificado por Deus, sobrelevado, agora no supremo e eterno Trono Glorioso, teve que suportar, por amor extremo por nós, o trono indesejável da Cruz.

Cremos que Jesus ascendeu aos céus para acender no coração dos que haveriam de anunciá-Lo por toda parte, até o fim do mundo e dos tempos, o fogo que jamais se apaga, o Fogo do Amor, o Fogo do Espírito, enviado no dia de Pentecostes.

Jesus ascendeu para acender... Muito mais que parônimos (palavras parecidas), trazem em si algo que nos leva, irremediavelmente à contemplação da ação daqueles humildes homens e mulheres que deram d’Ele corajoso testemunho, até mesmo através do martírio, para que o mundo O conhecesse, assim como a Sua mensagem, com toda a autoridade que possuía, à Igreja confiada.

Assim aconteceu na Ascensão do Senhor: Jesus, concluindo Sua missão terrena, confiou aos discípulos a continuidade desta, com alegria, coragem, empenho, ardor, zelo, proclamando Sua Boa Nova aos quatro ventos, impulsionados pelo Sopro Divino do Espírito, que nos acompanha por todo o tempo.

Assim, com a Ascensão do Senhor e o acender do Fogo do Espírito no coração daqueles que n’Ele creem, novos fatos da história seriam escritos, ora por um martírio silencioso, na doação, solicitude para com os pobres, compromisso com a Boa-Nova do Reino, ora por um martírio culminado na sua expressão máxima, com o sangue derramado.

De fato, se encontramos páginas da História da Igreja, em que se possam reconhecer erros cometidos, inegavelmente, muito maior o número das páginas em que ela, a Igreja/Corpo, se coloca em total e incondicional fidelidade ao Senhor, que é a sua Cabeça.

Ascendeu para acender:

- e inflamar o coração dos discípulos, a fim de que suportem toda petulância, maldade de algozes, fúria dos que se sentiram incomodados com a mensagem de vida e de paz;

- a luminosidade da alma dos seus seguidores, de modo que a incandescência de alma torna mais iluminado o mundo. Afinal, Ele nos disse que somos a luz do mundo;

- a chama que aquece corações com gestos multiplicados de amor, ternura, perdão, acolhida, compreensão;

- e jamais os discípulos missionários se tornarem tépidos no testemunho da fé, e na vivência da Doutrina, porque se mornos, Deus nos vomitará (Ap 3, 15-16)

Sendo aceso o Fogo do Espírito em cada um de nós, sejamos mais zelosos, empenhados na missão, por Jesus, a nós confiada, ardentes em desejos mais santos e sinceros, para que estabeleçamos relações mais humanas e fraternas.

Ígneos do Espírito sejamos, e tão somente assim, daremos razão de nossa esperança, e nossa fé será solidificada, como expressão do encontro com Alguém que mudou a nossa vida para sempre: Jesus Cristo, que Reina com o Pai na mais perfeita comunhão de amor, com o Santo Espírito, e que, com sua Ascensão, nos introduziu também nesta glória, como tão bem é expressa na Oração do Dia, na Festa da Ascensão do Senhor:

“Ó Deus todo-poderoso, a Ascensão do vosso Filho já é nossa vitória. Fazei-nos exultar de alegria e fervorosa ação de graças,
pois, membros de seu corpo, somos chamados na esperança a participar da sua glória. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, na unidade do Espírito Santo. Amém!” (1)

Finalizo com esta Oração, para que inflame ainda mais nossa alma, confiando e correspondendo ao Amor de Deus:

“Contigo esteja o Senhor...

O Senhor esteja diante de ti, para te mostrar o reto caminho. 
O Senhor esteja ao teu lado, para te dar o braço e apoiar-te. 
O Senhor esteja atrás de ti, para te guardar das ciladas do mal.

O Senhor esteja debaixo de ti, para te segurar, quando caíres. 
O Senhor esteja em ti, para te consolar, quando estiveres triste.
O Senhor esteja ao teu redor, para te defender, quando te atacarem.

O Senhor esteja sobre ti, para te abençoar. 
Que o bom Deus te abençoe”
 (2)



(1) Missal Romano – Oração do Dia
(2) Sedulius Caelius, monge e poeta, século III.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG