domingo, 1 de outubro de 2023

Escândalos (XXVIDTCB)

Escândalos

“E, se alguém escandalizar um destes pequeninos que creem,
melhor seria que fosse jogado no mar com uma
pedra de moinho amarrada ao pescoço.”
(Mc 9, 42)

Na passagem do Evangelho do 26º Domingo do Tempo Comum (ano B), Jesus adverte sobre “não escandalizar os pequeninos”.

Na linguagem bíblica, dois são os significados fundamentais da palavra “escândalo”: tropeço e obstáculo.  

Enquanto tropeço, indica algo que faz cair, que desvia do caminho, que leva ao pecado e à Geena.

De outro lado, enquanto “obstáculo” indica algo que impede e fecha o acesso (mais do que uma pedra, um muro).

Na passagem mencionada, Jesus refere-se ao escândalo como palavras ou atitudes que impedem a vida fé e a entrada no Reino de Deus.

A advertência é dirigida de modo especial a nós cristãos, que podemos ser, muitas vezes, motivo de escândalo, de obstáculo a quem está caminhando para a fé e para Cristo.

Por isso toda vigilância se faz necessária, para que façamos florir esta conversão, e nos encorajemos para o combate dos escândalos, sem descuidar para que não sejamos nós mesmos motivos de escândalo pelo nosso pensar, falar e agir.

Estes são os escândalos maléficos, negativos, por parte dos cristãos, que consiste em não viver as exigências da fé, mantendo prisioneira a verdade de Deus (Rm 1,18).

No tempo de Jesus, eram os escribas e fariseus hipócritas, que  fechavam o Reino dos Céus para os pequenos, pobres, marginalizados,  de modo que eles não entravam e não deixavam entrar os que queriam (Mt 23,13s).

Mas, biblicamente, também podemos falar de escândalos bons por parte dos cristãos, quando proclamam e testemunham a fé com todas as suas exigências, sem conivência com o pecado, sem adulterá-las, e não procurando tornar-se agradáveis ao mundo (2Cor 4, 2).

O próprio Jesus foi “pedra de escândalo” neste sentido, como vemos nestas duas passagens bíblicas:

- “Mas nós pregamos a Cristo crucificado, que é escândalo para os judeus, e loucura para os gregos.” (1 Cor 1,23);

- “Eis que ponho em Sião uma pedra de tropeço, uma pedra que faz cair; mas quem nela crer não passará vergonha” ( Rm 9,33).

Fiquemos vigilantes, portanto, e peçamos a Deus a luz do Santo Espírito.para não sermos motivo de escândalo para os “pequeninos”; àqueles que esperam e precisam de nós, para que não nos tornemos causa de queda nem obstáculo para os quais serão abertas as portas do Reino de Deus.


PS: Fonte inspiradora: O Verbo Se faz carne - Raniero Cantalamessa  - Editora Ave-Maria - 2013 - pp.440-443.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG