quinta-feira, 26 de outubro de 2023

Juventude: esperança de um novo amanhã!


Juventude: esperança de um novo amanhã!

No ano de 2016, aconteceu na Cracóvia (Polônia) a Jornada Mundial da Juventude.

Muitos são os desafios e ruídos que se multiplicam no trabalho com a juventude: a multiplicidade de informações, que não necessariamente
oferece conhecimento. 

A infinita possibilidade de comunicação, não obstante a dificuldade da comunicação autêntica que promova a verdade, a justiça, a liberdade, a comunhão e a paz.

A juventude nada pode construir atirando pedras, mas somente fará a diferença no mundo se, de fato, reconhecer o seu valor.

Cada jovem pode ser (e há de ser), para o mundo, uma mão de Deus estendida, vivendo o bom combate da fé, na fidelidade total a Jesus Cristo, fruto do encontro que deu novo sentido e alargou os horizontes de sua vida.

Viver a fé nunca foi uma evasão, como que uma anestesia para problemas existenciais e reais do quotidiano. Ao contrário, é o compromisso que se renova em palavras e gestos, porque desta aliança com a caridade, numa relação esponsal, gera o fruto esperança, a fina flor da esperança que embeleza o caminho e renova o desejo de eternidade plena e feliz.

Viver a fé, combater o bom combate da fé, é não deixarmos nunca que as dificuldades a superem. Vivê-la não é para os fracos, mas para os fortes.

Reflitamos:

- Que mundo entregaremos aos jovens?
- De que modo estamos passando pela vida?
- Muitos jovens passam pela vida sem saber o porquê... O que fazemos para direcioná-los, situá-los?

Finalizando, supliquemos a Deus que seja enviado a todos os jovens o Espírito de fortaleza, amor, sobriedade e sabedoria.

Mantenhamos acesa a chama do compromisso evangelizador da juventude, como o Papa Francisco tanto tem insistido; por isto, como Igreja, urge pensar e repensar caminhos de evangelização da juventude, da qual os jovens devem ser protagonistas, evangelizando a própria juventude.

O jovem cristão não deve renunciar a graça de ser para o outro com quem vive, se relaciona, estuda, a própria presença de Jesus que o chamou, acolheu, amou e ama e envia para ser sinal de Sua luminosa presença.

A juventude é e haverá de ser sempre a esperança de um novo amanhã. 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG