quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Palavra, Sacramentos e Caridade: O tríplice serviço do Presbítero

Palavra, Sacramentos e Caridade: O tríplice serviço do Presbítero

Aconteceu na Catedral de Guarulhos a Santa Missa presidida pelo Cardeal Dom Odilo Pedro Scherer - Arcebispo Metropolitano de São Paulo - dada a vacância de Bispo na Diocese de Guarulhos, na qual Ordenou Presbíteros os diáconos Cássio Fernando e Pedro Nacélio.

Destaco alguns pontos da Homilia feita pelo Cardeal:

Deus chama, acolhe e acompanha quem Ele deseja para conduzir o Seu rebanho. A pessoa apenas responde a este chamado. Assim aconteceu com estas duas vocações.

Acenou em seguida para o tríplice serviço que o Presbítero deve desempenhar frente à comunidade:

1 – Serviço da Palavra de Deus: sedento desta Palavra, lendo-a. meditando-a e a proclamando também com a vida. O Presbítero deve preocupar-se, de modo especial, com o momento da Homilia.

Neste sentido, bem-vinda e fundamental  a Exortação sobre a Palavra de Deus que o Papa Francisco enviaria e que deveria ser por todos os Presbíteros e comunidades conhecida e estudada.

O Presbítero deve trazer a mensagem da Palavra de Deus para o dia de hoje. Lembrando os Atos dos Apóstolos capítulo 7, acenou para a diaconia na comunidade, que permitirá ao Presbítero ocupar-se daquilo que lhe são próprios: a Oração e o anúncio da Palavra de Deus.

2 – Serviço da santificação do Povo de Deus – O sacerdote lida com as coisas de Deus. Zelo e dedicação na celebração dos Sacramentos e, de modo especial, à Eucaristia.

Para tanto, deverá ter uma vida íntegra, fundamentada nas Bem- Aventuranças. Pelo exemplo de vida, edificar o Povo de Deus na santidade e ajudá-lo a se santificar com a graça de Deus. Uma vida santa é desejada de cada Presbítero na vivência das divinas virtudes.

3 – Serviço da caridade pastoral: sinal do Bom Pastor, na atenção para com todos. Tem a missão de pastorear, formar e organizar a caridade na comunidade (doentes, pobres, desanimados, desorientados).

Deve cuidar da Igreja prédio, mas, sobretudo cuidar da Igreja Povo de Deus, a comunidade dos fiéis, para que nada lhe falte. Cuidar do rebanho com carinho, sobretudo para que não se torne vítima de mercenários.

Aludindo à Palavra proclamada, recomendou que os Presbíteros renovem o dom que receberam de Deus pela imposição das mãos dos Apóstolos, como Paulo assim se dirigiu ao jovem Bispo Timóteo.

O Presbítero deve cuidar-se de si mesmo para bem servir. Deve nutrir-se da Fonte da Fé, na Oração e na escuta da Palavra de Deus.

À luz do Evangelho proclamado (Jo 15), o Presbítero deve permanecer unido a Jesus; deve-se unir a Ele e n’Ele, pois foi Ele quem o escolheu.

O Presbítero é amigo de Jesus, como o próprio Senhor o disse, e assim dá a sua vida para Cristo e não mede sacrifícios.

Finalizando, afirmou que sem Jesus o Presbítero não é ninguém. Sem estar unido a Ele, o Ministério Sacerdotal se esvazia.

Se referindo ao Papa, afirmou que Jesus não precisa de funcionários, mas de amigos que O amem e se coloquem inteiramente a serviço do rebanho.

Concluiu com estas Palavras do Senhor Jesus: “A messe é grande, mas os operários são poucos. Pedi, pois, ao Senhor da messe que envie operários para Sua messe”.

A reflexão é uma luz para que tenhamos cada vez mais Presbíteros e fiéis solidificados na fé, renovados na esperança e inflamados na caridade. 


PS: 25 de outubro de 2013

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG