quinta-feira, 19 de outubro de 2023

A Cruz: ápice da rejeição, topo de amor

                                     

Cruz: ápice da rejeição, topo de amor

A Liturgia, da quinta-feira da 28ª Semana do Tempo Comum, apresenta Jesus a caminho de Jerusalém, para consumar a obra da redenção da humanidade (Lc 11,47-54).

Em Jerusalém, experimentará a condição de rejeitado, mas: apesar disto, o Filho permanece fiel ao Projeto do Pai, e continua a caminhada de Amor que O levará à situação humanamente absurda da Cruz.

Jesus transforma a Cruz, ápice da rejeição em lugar de topo de amor de Deus pela humanidade, e o Seu dom torna-se perdão.” (1).

É na Cruz de Nosso Senhor que devemos nos gloriar, como tão bem expressou o Apóstolo Paulo (Gl 6, 14):

“Mas longe esteja de mim gloriar-me, a não ser na Cruz de nosso Senhor Jesus Cristo, pela qual o mundo está crucificado para mim e eu para o mundo”.

Na Cruz Redentora do Senhor, contemplamos, portanto, o ápice da rejeição transformado em topo do Amor de Deus pela humanidade.

Ápice da rejeição pelo nosso pecado, topo de Amor por nós, porque pecadores, necessitados do Amor divino e da reconciliação pelo Sangue do Amado Redentor, Divina Fonte de Amor.

Ápice da rejeição pela nossa maldade, mas topo do Amor para nos ensinar que o amor é a Lei maior que haverá de reinar em todos os corações, porque o Coração de Deus assim nos ensinou e testemunhou permitindo que Seu Coração Sagrado trespassado fosse, e Água e Sangue jorrassem para vida nova nos conceber, Alimento salutar da Eucaristia nos conceder.

Na Cruz Redentora, contemplamos o ápice da rejeição humana, a mais crudelíssima morte, e a máxima expressão do Amor de Deus por nós.

Silenciemos diante do Amor de Deus, que nos convida a prolongá-lo nas relações quotidianas, sobretudo porque comungando somos comprometidos a nos transformar n’Aquele que recebemos, o próprio Jesus, nosso Redentor.

Oremos:

“Senhor Jesus, Vós fostes o Cordeiro levado ao matadouro, e agora sois Pastor eterno do rebanho.

Fostes vítima do nosso medo da morte, e agora sois vencedor sobre os infernos.

Fazei brilhar sobre nós o Vosso Rosto, iluminai as nossas trevas com a Vossa luz gloriosa, transformai as incertezas em entrega confiante à vontade do Pai.” (2)

(1) Lecionário Comentado - Editora Paulus - Lisboa - pág. 573.
(2) Idem p.574.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG