sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Uma súplica pela paz, concórdia e unidade (Pai Nosso)

                                                              

Uma súplica pela paz, concórdia e unidade

Retomemos parte do parágrafo do Catecismo da Igreja Católica que nos fala da Comunhão na Santíssima Trindade e o que ela exige de nós, quando aprofunda a Oração do Senhor, o “Pai Nosso”, de modo especial quando dizemos – “...Assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido”.

Apresenta-nos a Comunhão da Santíssima Trindade como a fonte e o critério da verdade de toda relação, e esta é vivida, na Oração, sobretudo na Eucaristia.

Enriquecedoras são as palavras mencionadas de São Cipriano:

‘Deus não aceita o sacrifício dos que fomentam a desunião; Ele ordena que se afastem do altar para primeiro reconciliarem com seus irmãos: Deus quer ser pacificado com orações de paz. Para Deus, a mais bela obrigação é nossa paz, nossa concórdia, a unidade no Pai, no Filho e no Espírito Santo de todo o povo fiel’” (1).

Oremos:

Ó Deus, ajudai-nos a perdoar sem limites, também aos nossos “inimigos”, como assim fizestes e nos ensinastes – “Pai perdoai-lhes, pois não sabem o que fazem” (Lc 23,34).

Ajudai-nos a viver o perdão, testemunho maior de que o amor é mais forte do que o pecado, pois gera vida nova, comunhão e fraternidade.

Concedei-nos Vossa graça, para que jamais fomentemos a desunião onde quer que estejamos, quer na família, comunidade ou no mundo, sempre conduzidos pela Verdade de Vosso Evangelho.

Que jamais nos dirijamos ao Vosso Altar com o coração cheio de mágoa e rancor, mas de coração limpo, para que assim nossas ofertas Vos sejam agradáveis.

Acolhei nossas orações de paz, e ajudai-nos a promover a cultura da vida e da paz, fortalecendo os vínculos da concórdia para viver intensamente a comunhão de amor convosco.

Ajudai-nos a viver Convosco, ó Pai, Eterno Amante; com Vosso Filho, o Eterno Amado, e o Espírito Santo, o Eterno Amor na mais profunda e fecunda comunhão de vida e paz. Amém. 


(1) Citado no Catecismo da Igreja Católica n.2845
São Cipriano de Cartago, De dominica oratione, 23: CCL 3A, 105 (PL 4, 535-536).

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG