sexta-feira, 27 de outubro de 2023

A comunidade: espaço de relações fraternas e vínculos de amor

 


A comunidade: espaço de relações fraternas e vínculos de amor

“Já não escravos, mas irmãos"

Reflexão à luz da passagem da Carta de Paulo a Filêmon (Fm 7-20), que nos propõe refletir sobre o amor, essencial na fortificação do novo modo de se relacionar na comunidade de fé, rompendo barreiras, superando preconceitos, numa relação de irmãos e irmãs em Cristo:

“A fé em Cristo, irmão de todo homem, e o amor para com Ele, extensivo a todas as criaturas, são o fundamento do novo relacionamento interpessoal entre os crentes... A nova ‘humanidade cristã’ liberta o homem de toda forma de escravidão e faz de todos ‘filhos de Deus’, chamados a conviver livremente, todos juntos, vinculados pelo amor fraterno.” (1)

Neste sentido, na mensagem para o 48º Dia Mundial da Paz, celebrado em 1º de janeiro de 2015, o Papa Francisco propôs uma reflexão sobre os conflitos e guerras ideológicas entre as religiões e países, bem como chama a atenção para a necessidade do diálogo e da paz.

Alertou, também, para as diferentes formas de escravidão existentes no mundo, que precisam ser superadas, pois não há lugar para a escravidão aos olhos de Deus e a revelação bíblica - ‘já não escravos, mas irmãos’, que é o versículo inspirador de sua Mensagem, como vemos na Carta de Paulo a Filêmon.

Concluindo, ainda que difícil, é preciso que esta mensagem de Paulo ilumine nossas comunidades e toda a humanidade, pois sem amor, não haverá nunca a liberdade, justiça e paz no mundo.

(1)        Missal Quotidiano – Editora Paulus – 1998 – pág. 1488

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG