terça-feira, 24 de outubro de 2023

“Vigiai e orai…"

                                      


“Vigiai e orai…”

"Ah, se soubesses o que Deus tem preparado para ti…"

A Liturgia da terça-feira da 29ª Semana do Tempo Comum nos convida à vigilância ativa e na Oração, conforme a passagem do Evangelho proclamada (Lc 12,35-38).

A vigilância e a oração, quanto mais intensas, verdadeiras, profundas, possibilitarão participar da Alegria e Bondade divinas, sobretudo para que sejamos discípulos missionários do Senhor.

Deus incansavelmente, por nós faz maravilhas, ainda que não o percebamos, ainda que momentos difíceis passemos.

A vigilância e a Oração devem nos acompanhar por toda vida para maior fidelidade ao Senhor.

Na vigilância ativa, quanto mais dons de Deus recebemos, mais temos que nos empenhar.

Ele nos dá o melhor que pode e espera de nós o melhor que pudermos: “… A quem muito foi dado muito, será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!” (Lc 12,48).

Deus não faz pacto com a mediocridade como é próprio dos homens que mergulham no mar da mediocridade da mentira, da corrupção, da cobiça…

Na vigilância ativa somos o prolongamento do Senhor para com o nosso próximo, que precisa de nossa presença, como presença do próprio Senhor.

Se por um lado somos o prolongamento de Sua presença, de outro lado, na vigilância e na oração, sentimos quanto o Senhor nos encurta a distância para maior proximidade e intimidade com Ele, para que melhor vivamos na partilha, na liberdade, no amor… O mais belo, perfeito e desejável prolongamento de Sua presença.

Na vigilância esperemos sempre o melhor de Deus,
que está sempre vindo e há sempre de vir:
Ah, se soubesses o que Deus tem preparado para ti…

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG