sexta-feira, 27 de outubro de 2023

Equilíbrio, justiça e piedade no discipulado

 


Equilíbrio, justiça e piedade no discipulado 

Reflexão à luz da passagem da Carta de São Paulo a Tito (Tt 2,1-8.11-14). 

Nesta, o Apóstolo Paulo nos apresenta a face de um Deus que comunica a Sua graça a todos, oferecendo a Salvação, conduzindo a todos para uma vida feliz e verdadeira, com necessário e coerente testemunho de toda a comunidade. 

O Nascimento de Jesus reorienta o curso da História e o sentido de nossas vidas, de modo que, acolhê-lo como nosso Salvador, d’Ele, tornar-se um discípulo, exigirá que vivamos neste mundo com equilíbrio, justiça e piedade,  renunciando ao mal, abandonando a impiedade e as paixões mundanas, como tão bem nos exorta o Apóstolo Paulo escrevendo a Tito. 

A fim de que testemunho de todos da comunidade seja eficaz para uma verdadeira evangelização, não basta um ensinamento apenas, conforme a sã doutrina, mas a sua concretização prática. 

Todo cristão/ã, como membro de uma comunidade tem uma responsabilidade evangelizadora e que não pode ser transferida a outro. 

Urge que façamos nosso exame de consciência para salutar testemunho da fé, como discípulos missionários do Senhor: 

“... o crente que vive agora na expectativa da ‘ditosa esperança’ (v.13), ou seja, da gloriosa manifestação de Cristo, deve comportar-se em conformidade com a ação sacrificial de Jesus: ser um ‘povo purificado’ e ‘cheio de zelo pelas boas obras’” (1). 

Seja, portanto, a nossa vida orientada por estas palavras, com sua densidade salutar e inesgotável: equilíbrio, justiça e piedade. 

Em todos os momentos, nossos pensamentos e ações sejam iluminados por esta exortação, e tão somente assim, teremos vida plena e feliz. 


(1) Lecionário Comentado - Editora Paulus - Lisboa - volume II Tempo Comum - 2011 - pág.765-766

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG