terça-feira, 31 de outubro de 2023

Em busca da eternidade... (11/05) Ascensão do Senhor

                                            

Em busca da eternidade...

“Agora suportam-se os males deste mundo,
na terra dos mortais. Depois, contemplaremos
os bens do Senhor, na terra dos vivos.”

Sejamos enriquecidos pelo Tratado escrito pelo Bispo Santo Agostinho (séc V), para nos ajudar na compreensão de duas vidas conhecidas pela Igreja.

A Igreja conhece duas vidas, que lhe foram anunciadas por Deus; uma é vivida na fé; a outra, na visão. Uma, no tempo da caminhada; outra, na mansão eterna. Uma, no trabalho; outra, no descanso. Uma no exílio; outra, na pátria. Uma, no esforço da atividade; outra, no prêmio da contemplação.

A primeira é representada pelo Apóstolo Pedro; a segunda, pelo Apóstolo João. A primeira desenvolve-se completamente sobre a terra até que o mundo acabe, e então encontrará o fim; a outra se prolonga para além do fim dos tempos, e nunca acabará no mundo que há de vir.

Por isso foi dito a Pedro: Segue-me (Jo 21,19); mas a João diz-se: Se eu quero que ele permaneça até que Eu venha, o que te importa isso? Tu, segue-me! (Jo 21,22).

‘Segue-me tu, imitando minha paciência em suportar os males temporais. E ele permaneça até que Eu venha, para conceder os bens eternos’. Ou ainda mais claramente: ‘Siga-me a atividade que, a exemplo de minha Paixão, já terminou. Mas a contemplação, que apenas começou, permaneça assim até que Eu venha para levá-la à perfeição’.

Portanto, quem segue a Cristo, acompanha-O na santa plenitude da paciência, até à morte. Permanece até a vinda de Cristo, para lhe manifestar a plenitude da ciência. Agora suportam-se os males deste mundo, na terra dos mortais. Depois, contemplaremos os bens do Senhor, na terra dos vivos.

As palavras de Cristo: Quero que ele permaneça até que Eu venha, não devem ser interpretadas como se quisesse dizer: ‘permanece até o fim’ ou ‘fica assim para sempre’, mas ‘permanece na esperança’; pois o que João representa não atinge agora a sua plenitude, mas apenas quando Cristo vier.

Pelo contrário, o que Pedro representa, a quem o Senhor disse: Segue-me, deve cumprir-se agora, para podermos alcançar o que esperamos.

Contudo, ninguém ouse separar estes dois insignes Apóstolos. Ambos se encontravam na situação representada por Pedro e ambos haviam de se encontrar na situação representada por João.

No plano do símbolo, Pedro seguiu e João ficava; mas no plano da fé, ambos suportavam os males da vida presente, ambos esperavam os bens da felicidade futura.

O que sucedeu com eles, sucede com toda a santa Igreja, esposa de Cristo: também ela lutará no meio das tentações do mundo para alcançar a felicidade futura.

Pedro e João representavam as duas vidas, cada um simbolizando uma delas; mas ambos viveram esta vida temporal, animados pela fé, e agora já se alegram eternamente na outra vida, pela contemplação.

Pedro, o primeiro Apóstolo, recebeu as chaves do Reino dos céus, com o poder de ligar e desligar os pecados, para que fosse timoneiro de todos os Santos, unidos inseparavelmente ao corpo de Cristo, em meio às tempestades desta vida. E João, o Evangelista, reclinou a cabeça sobre o peito de Cristo, para exemplo dos mesmos Santos, a fim de lhes indicar o porto seguro daquela vida divinamente tranquila e feliz.

Todavia, não é somente Pedro, mas a Igreja universal, que liga e desliga os pecados. E não é só João que bebe da fonte do coração do Senhor, para ensinar com sua pregação que, no princípio, a Palavra era Deus junto de Deus, e outros ensinamentos profundos a respeito da divindade de Cristo, da Trindade e da Unidade de Deus.

No Reino dos céus, estas verdades serão por nós contempladas face a face, mas na terra nos limitamos a vê-las como num espelho e obscuramente, até que o Senhor venha.

Não foi só ele que descobriu estes tesouros do coração de Cristo, mas a todos foi aberta pelo mesmo Senhor a fonte do Evangelho, a fim de que por toda a face da terra todos bebessem dele, cada um segundo sua capacidade.”.

Algumas conclusões: 

- A diferença entre Pedro e João não empobrece a evangelização, pelo contrário a enriquece;

- Como Deus sabe trabalhar com nossas diferenças para um bem maior, e quanto ainda temos que aprender a conviver e trabalhar com o diferente para o enriquecimento mútuo;

- A Igreja avança na história de cada um: na história de fidelidade de Pedro, no ato extremado do martírio na cruz, e no amor intenso e imenso do discípulo amado que tornou o nome de Jesus conhecido, acreditado;

A relação intensa de amizade e amor que Jesus quer estabelecer conosco, sem relacionamentos marcados pela superficialidade;

A prontidão, a lucidez necessária de Pedro para se abrir permanentemente aos Mistérios de Deus;

- A tríplice relação que deve existir entre a prontidão, o amor e a lucidez aos Mistérios de Deus que se revela na História da  humanidade e na história de cada um de nós.

Na busca da eternidade, como Pedro e João, testemunhemos o Cristo Vivo e Ressuscitado até que um dia possamos contemplar a Sua face na glória da eternidade, acolhendo no tempo presente o sopro do Espírito, na fidelidade e abertura plena ao Projeto Salvador de Deus Pai. Amém.

Continuemos a Missão do Ressuscitado, tendo e sendo em nós um pouco de Pedro e João, duas pessoas tão distintas, mas tão complementares.

Sejam nossas marcas a prontidão, lucidez, coragem, relação de amor profundo e intenso com o Senhor, e deste modo, cada um de nós escreva uma história de vida memorável como Pedro e João

Sejamos, de fato, amigos e amados do Senhor para testemunhá-lo com toda firmeza e coragem.

Como João, reclinemo-nos no porto seguro do coração de Jesus, e mais do que isto, continuemos nascendo e nos alimentando do Seu coração trespassado, do qual Água e Sangue jorraram. Vida e Alimento para sempre ao mundo foi oferecido. Aleluia. 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG