sexta-feira, 27 de outubro de 2023

“Ensina-nos, Senhor, a perdoar sem limites”


“Ensina-nos, Senhor, a perdoar sem limites”

“Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou:
‘Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu
irmão pecar contra mim? Até sete vezes’.

Jesus respondeu:
‘Não te digo até sete vezes,
mas até setenta vezes sete’”(Mt 18,21-22).

Senhor Jesus, ensina-nos a perdoar como perdoaste a quantos Te procuraram, ofenderam, caluniaram, flagelaram e até mesmo a vida, por um tempo, Te tiraram, mas tendo falado o Amor do Teu Pai mais alto, Te Ressuscitou.

Senhor, não permitas que provoquemos a ira de Teu Pai de amor pela falta do perdão para com nosso próximo, pois Tu nos ensinaste a entrar em relação com a infinita riqueza de Deus,  colocando-nos  em relação com a pobreza e fragilidade de nosso irmão que tenha nos ofendido.

Senhor, ajuda-nos a perceber o quanto o pecado fere a dignidade humana, assim como a ausência do perdão fere a dignidade divina, porque nos revelaste a face de Deus: amor e misericórdia; pois bem sabemos que negar o amor e a misericórdia, é negar o próprio Deus em Sua essência.

Senhor, ensina-nos, portanto, a não negar o perdão, pois seria negar que Deus, Teu Pai é amor e misericórdia e impedir que Ele aja com amor e misericórdia em relação a nós mesmos, tornando-nos lamentável causa de Sua indignação, porque não abertos à Sua ação misericordiosa.

Senhor, ensina-nos a não vermos o perdão concedido como fraqueza de quem não sabe fazer valer suas razões; ao contrário, vermos no perdão a prática de uma novidade, que rompe quaisquer amarras ou cadeias que nos prendam a nós mesmos, às nossas mágoas, rancores e ressentimentos.

Senhor, enfim, Te pedimos: ensina-nos a perdoar como Tu e Teu Pai sempre perdoam, e assim, remidos pelo Teu Espírito, saibamos viver o perdão sem medidas, como ensinaste a Pedro e a nós: setenta vezes sete, um perdão sem limites. Amém.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG