segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Ser Presbítero - Iluminar e serenar incansavelmente

                                                    

Ser Presbítero - Iluminar e serenar incansavelmente

São João de Capistrano (Memória celebrada dia 23 de outubro), nasceu em 1386 nos Abruzos (Itália). Findou sua vida terrena na Áustria, em 1456. Estudou Direito e exerceu durante algum tempo a profissão de juiz. Ingressou na Ordem dos Frades Menores (franciscanos), sendo ordenado Presbítero, e seu apostolado deu-se em vários países europeus, nele se destacando a reforma dos costumes entre os cristãos e a luta contra as heresias. 

Reflitamos sobre a vida dos Presbíteros à luz de um de seus textos:

”Quem foi chamado à mesa do Senhor deve brilhar pelo exemplo de uma vida louvável e correta, longe de toda imundície dos vícios. Vivendo dignamente como sal da terra para si mesmo e para o outros; e como luz do mundo, brilhante de discernimento, iluminando a todos.

Aprendam da excelsa doutrina de Cristo Jesus, que diz, não só aos Apóstolos e Discípulos, mas também a todos os Seus sucessores, Presbíteros e Clérigos:

Vós sois o sal da terra; se o sal perder o sabor, com que se salgará? Para nada mais presta, senão para ser lançado fora e pisado pelos homens (Mt 5, 13).

É verdadeiramente pisado pelos homens, qual lodo vil, o clero imundo e sórdido, atolado na sujeira dos vícios e preso nas cadeias das ações criminosas, tido como imprestável tanto para si quanto para os outros. Gregório diz: "Sua vida é desprezível, resta ser rejeitada sua pregação".

Os Presbíteros que presidem bem serão considerados dignos de dupla honra, sobretudo os que trabalham pela Palavra e pela doutrina (1Tm 5,17).

De fato, os bons Presbíteros exercem dupla dignidade, quer dizer, material e pessoal, ou temporal e espiritual, ou transitória junto com a eterna.

Porque, embora por natureza habitem na terra sob o mesmo jugo das criaturas mortais, desejam ansiosamente conviver com os anjos nos céus, como aceitos pelo rei, servos inteligentes.

Por esta razão, como o sol, que surge para o mundo nas alturas de Deus, assim brilhe a luz de vós diante dos homens para que, vendo suas boas obras, glorifiquem o Pai que está nos céus (cf. Mt 5,16).

Vós sois a luz do mundo (Mt 5,14). A luz não se ilumina a si mesma, mas lança seus raios a tudo que a rodeia.

Semelhante a ela, a vida luminosa dos bons e justos Clérigos com o fulgor da santidade, ilumina e serena os que a veem. Por conseguinte, quem foi reservado para o cuidado dos outros, deve mostrar em si próprio de que modo devem eles viver na casa do Senhor”.

Nisto consiste a Missão do Presbítero, do Bispo, assim como de todo cristão: Ser sinal da luz divina e serenar vidas, com as quais compartilhamos.

Elevemos, sempre, Orações por todos os Presbíteros, para que tenham sabedoria, força e coragem para iluminar e serenar a quantos que a eles acorrerem, com suas histórias, por vezes sofridas, marcadas por tantas feridas, ora também com histórias memoráveis de fé, esperança e caridade, na dura lida quotidiana, no bom combate, incansáveis.

Ser Presbítero: iluminar e serenar, na mais perfeita  identificação e fidelidade Àquele que o chamou: Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG