quarta-feira, 25 de outubro de 2023

Vivamos intensamente o 3º Ano Vocacional do Brasil

 


Vivamos intensamente o 3º Ano Vocacional do Brasil

Estamos vivenciando o terceiro Ano Vocacional do Brasil, com o tema – Vocação: Graça e Missão”, e o lema: – “Corações Ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24,32-33), aprovados na assembleia dos bispos, no ano passado.

A realização do 3º Ano Vocacional, iniciado em 20 de novembro de 2022, e o encerramento no 26 de novembro de 2023, deve nos cumular de alegria, porque responde à necessidade da reflexão e aprofundamento do tema em nossas comunidades eclesiais, paróquias, dioceses e regiões, porque o número de operários e operárias na messe continua sendo menor do que deveria (cf. Mt 9,35; Lc 10,2).

Fundamental a acolhida e aprofundamento do texto-base por todos nós, a fim de que vejamos caminhos e propostas a concretizarmos para uma profunda e fecunda vivência do ano vocacional, bem como o fortalecimento do Serviço de Animação Vocacional em todas as paróquias de nossa diocese.

Em sua introdução, o objetivo geral e específicos; em seguida, aprofundamos a graça de sermos Povo de Deus, discípulos e discípulas missionários do Senhor; na parte seguinte, aprofundamos a passagem do Evangelho de Marcos (Mc 3,13-19), e os aspectos e graça de sermos chamados pelo Senhor para continuarmos a Sua missão, pois como nos lembra o cartaz: o Coração de Jesus é a origem, centro e meta de toda a vocação; é a missão e a própria Pessoa de Jesus Cristo:

“Aquele que chama, também envia. Iniciativa do próprio Deus, mistério, graça, experiência de encontro, fascínio, alegria, assombro, sensibilidade, inconformidade, resposta pessoal, envolvimento comunitário, missão, serviço, entrega de vida, coragem e determinação, esperança e firme convicção, testemunho de fé” (Texto Base).

Urge que, nos diversos espaços, acolhamos com alegria a sua realização. Não podemos cruzar os braços; ao contrário, é preciso que nossos “corações sejam ardentes” e “nossos pés se coloquem a caminho”, vivendo a memorável experiência dos discípulos de Emaús (Lc 24,13-35).

 

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG