domingo, 27 de agosto de 2023

Catequese permanente, frutos abundantes

 


Catequese permanente, frutos abundantes
 
O tema da iniciação à vida cristã e a necessária catequese permanente, que nos possibilita um crescimento constante mais do que desejável, é de extrema pertinência.
 
Sabemos, porém, que o caminho de fé feito pela comunidade tem momentos diversos, como nos ilumina as palavras do Apóstolo Paulo aos Romanos:
 
”Nós nos gloriamos também nas tribulações, sabendo que a tribulação produz a perseverança, a perseverança a virtude comprovada, e a virtude comprovada a esperança. E a esperança não decepciona porque o amor de Deus foi derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado” (Rm 5,3-5).
 
Em comunhão com a Igreja do Brasil, cremos que a família é local privilegiado para que se incentive a iniciação à vida cristã, como muito bem expressa as Diretrizes da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (Doc. 94, n 40):
 
“Há um grande desafio que questiona a fundo a maneira como estamos educando na fé e como estamos alimentando a experiência cristã. Trata-se, portanto, de desenvolver, em nossas comunidades, um processo de iniciação à vida cristã que conduza a um encontro pessoal, cada vez maior com Jesus Cristo [...] É preciso ajudar as pessoas a conhecer Jesus Cristo, fascinar-se por Ele e optar por segui-Lo”.
 
Neste processo de catequese permanente, tudo façamos para solidificar e santificar nossas famílias, como santuários da vida, que no silêncio orante fazem a Palavra de Deus florescer e frutificar, num permanente encontro e reencontro com o Senhor, fascinados por Ele, pois quanto mais verdadeiro ele for, maior nosso empenho, dedicação e busca de caminhos, para que continuemos lançando as sementes do novo de Deus, que é sempre o melhor que está por vir.
 
Urge buscar novos caminhos de evangelização, sobretudo para a desafiante realidade da família, que deve estar inserida num processo permanente de formação catequética, sobretudo neste tempo tão desafiador, acentuado pela prolongada pandemia, com seus inúmeros desafios por nós enfrentados.
 
Ainda que muitas sejam as dificuldades, não podemos esmorecer. Tribulações suportadas e enfrentadas na perseverança, acompanhada da esperança, um novo horizonte para a família e para o mundo é possível, porque o amor de Deus é sempre derramado abundantemente em nossos corações pelo Espírito Santo que anima e conduz à Sua Igreja.
 
Quanto mais verdadeiro for nosso encontro com o Senhor, e quanto maior for nosso fascínio por Ele, maior será nosso empenho, dedicação e busca de caminhos, para que continuemos lançando as sementes do novo de Deus, que é sempre o melhor que está por vir.
 
Sentindo-nos amados por Deus Uno e Trino, fonte inesgotável de amor, maior necessidade sentiremos em corresponder ao Seu amor.
 
Quanto mais nos sentirmos amados pelo Deus Uno e Trino, fonte inesgotável de amor, maior será em nosso coração o apelo de resposta concreta e frutuosa a Ele. De fato, amor exige amor, e amor fiel, que suporta as tribulações na perseverança, com a semente da esperança germinada com amor e fé, e tão somente cumpriremos o Mandamento que Ele nos deu: “Amai-vos uns aos outros assim como Eu vos amei” (Jo 13,34).
 
Nisto consiste a missão do catequista na vida da comunidade: alegre e corajosa testemunha do Senhor, com a força do Espírito, com plena confiança e fidelidade ao Projeto do amor de Deus para toda a humanidade.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG