sábado, 28 de outubro de 2023

Perseveremos na Doutrina dos Apóstolos e na Eucaristia

Perseveremos na Doutrina dos Apóstolos e na Eucaristia

Perseveremos nos quatros pilares sólidos da nossa Igreja: Doutrina dos Apóstolos, Comunhão fraterna, Eucaristia e Oração.

À luz desta reflexão estarão presentes a Eucaristia e a Doutrina dos Apóstolos. O Pão da Palavra e o Pão da Eucaristia, a unidade de duas Mesas.

Refletir sobre doutrina ou ensinamento dos Apóstolos é anunciar a Palavra de Deus, seguir os passos dos Apóstolos, cumprindo a ordem do Senhor: Vão ao mundo inteiro e anunciem a Boa Nova para toda humanidade.”

São Judas Tadeu, fiel Apóstolo, foi um missionário por excelência, sua pregação tinha força, pois era acompanhada do testemunho de sua vida. Ele acreditava e vivia o que pregava, era coerente de fé e de vida, e os pagãos admirados com o exemplo se convertiam ao Evangelho.

Ontem, a Igreja nascente perseverou com os Apóstolos, com os seus ensinamentos, através da evangelização dos povos, e na Eucaristia, recordando a Nova Aliança que Jesus realizou através de Seu sofrimento, morte e Ressurreição.

Hoje, iluminados pelo Espírito Santo, continuamos a missão herdada pelos Apóstolos, ser fiel aos ensinamentos de Jesus.
Viver estes ensinamentos é viver como Jesus, em ações e palavras, é ser fiel ao Evangelho, é amar a Palavra de Deus.

Palavra que tem a missão de ser presença viva, frutificar, unir famílias, fortalecer pastorais, tornar o nosso país mais justo, pois ela está carregada de sentimento, de amor. Deus Se manifesta através da Palavra e dialoga conosco, um verdadeiro diálogo de amor, que nos conduz ao Grande Banquete.

Precisamos estar vigilantes, para que a alienação do dia a dia não interrompa esse diálogo de amor, e que Cristo não se perca em nossas indiferenças e a nossa caminhada evangelizadora não seja frustrada.

Portanto, devemos perseverar nos ensinamentos, ser missionários por excelência, anunciando o Evangelho como São Judas Tadeu anunciou, vivendo o Evangelho como São Judas viveu, ser seduzidos pela Palavra de Deus, que também é pão, e Se faz carne na Eucaristia.

Na Eucaristia encontramos o mais Sublime dos Sacramentos, a presença de Jesus Cristo, verdadeiro Deus, verdadeiro homem, com Corpo, Sangue, Alma e divindade, fonte de verdadeiro Amor.

A busca incessante desta fonte de verdadeiro Amor me fez recordar a Última Ceia, na véspera de Sua Paixão, Jesus faz-Se alimento, pão e vinho, transubstanciado em Corpo e Sangue, Corpo e Sangue de Cruz. Na Cruz, Jesus nos inicia no Mistério do Amor de Deus, um Amor que supera a morte, Amor que faz nossa vida digna de ser vivida. Ao comer o Pão e beber do Cálice, alcançamos a mais pura e sólida Comunhão: Cristo em nós. Permanecemos em Jesus Cristo e Ele em nós. Neste momento estamos repletos do Seu Amor, Amor do Amado, Amor divino, Amor que cura, alimenta e fortalece.

Amor que cresce ainda mais com a presença da mãe Nossa Senhora, mulher eucarística, que viveu a Eucaristia na sua totalidade, desde o ventre até a primeira Eucaristia com os Apóstolos na partilha do pão. Mulher de fé e de amor.

Agora, somos privilegiados, pois Jesus está presente em nossa vida, no Pão da Palavra, na Hóstia Consagrada, no Banquete Eucarístico, presença que nos leva a comunhão com Cristo, presença que leva ao encontro íntimo com Deus, a busca e ao encontro do outro, nosso irmão.

A Eucaristia é o compromisso com as pessoas. A comunhão com Cristo nos leva a ser solidário com o nosso irmão, nos leva à partilha, pois “partilhando nossa vida na Eucaristia, criamos espaço para a vida comunitária e para a hospitalidade. Criam-se laços, calor humano e a caridade.”

Acrescentando: “A partilha do Pão é ao mesmo tempo um convite para abrir mutuamente, romper nossa barreira afetiva e abrir nossos corações uns aos outros.”

Que esta reflexão seja um passo para a nossa caminhada cristã, que a exemplo de São Judas Tadeu, sejamos missionários da Palavra, e personagens da vida eucarística, que tem como o principal protagonista Nosso Senhor Jesus.


PS: Reflexão preparada pela senhora Izabel Araujo, Agente de Pastoral da Paróquia, apresentada no Tríduo em louvor a São Judas Tadeu - outubro de 2011.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG