sábado, 21 de outubro de 2023

“A fé é uma janela aberta para o céu”

                                                     


“A fé é uma janela aberta para o céu”

Fé, uma virtude em nossa vida...
Mas o que é a fé? Como podemos defini-la?

Fé é uma resposta à sede de  infinito que trazemos no coração;

“É um ato pelo qual, a pessoa acaba encontrando-se completamente lançada nos braços do infinito" – (Kierkegaard);

É confiança, abandono e obediência a Deus;
É apoio que dá certeza e consistência à nossa vida;

"É o fundamento da esperança. É uma certeza a respeito do que não se vê" (Hb 11,1).

"A fé que prefiro, diz Deus, é a esperança" - Charles Peguy.

Ter fé é crer na presença e ação do Senhor que faz novas todas as coisas, desde que acolhamos as palavras de Sua Mãe: “Fazei tudo o que Ele vos disser” (Jo 2,5).

Ter fé é entregar-se completamente nas mãos de Deus, confiando em Sua Palavra e Providência, mas não significa cruzar os braços, esperar passivamente...

Viver a Fé implica numa confiança ativa que não nos dispensa de sagrados e irrenunciáveis compromissos com a justiça, a fraternidade, a vida e a paz.

Ter fé é seguir o Divino Mestre, reconhecendo-O como Guia e ao mesmo tempo como Caminho;

É acolhê-Lo como a Verdade que nos liberta, encontrando n’Ele a alegria e o sentido de viver, pois Ele é fonte de Vida plena.

Fé é o acolhimento de Jesus que Se revela a cada um de nós nos acontecimentos quotidianos

Ter fé é ancorar-se em Deus, é dar-se a Ele, em entrega confiante no generoso e frutuoso serviço, multiplicando nossas obras.

Fé não consiste em crer em verdades abstratas, que não ressoem em nosso quotidiano.

A fé torna-se, portanto, o único caminho para compreensão do mistério da história.

Ela é o novo conhecimento, o modo pelo qual lemos a realidade com o olhar de Cristo.

A fé é virtude, atitude habitual da alma, inclinação permanente a julgar e agir segundo o pensamento de Cristo.

Ter Fé que não significa a ausência de problemas, ao contrário, é saber que o Senhor caminha conosco e nos ajuda a enfrentá-los e superá-los, pois é maior do que todos os problemas somados.

Finalmente, fé é a possibilidade da interação da Força e Graça Divinas no mais profundo de nós, concretizando Esperanças cultivadas e inflamadas pela chama da Caridade, que um dia acesa no coração o foi, e que vigilantes jamais poderemos deixar apagar.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG