quinta-feira, 27 de março de 2025

Um olhar de fé purificado

                                                     

Um olhar de fé purificado

Nosso olhar de fé contempla a liberdade que Deus nos concede, e age sem jamais violentá-la, mas ampliando-a, para que sejamos plenamente libertos e felizes.

Um olhar de fé não permite que reduzamos a Pessoa de Jesus aos nossos esquemas mentais, ao nosso modo de ver, por vezes mutilado, e assim d’Ele nos distanciemos.

A fé em Jesus Cristo abre-nos à extraordinária novidade do Reino de Deus, Sua Pessoa, Palavra e presença, que nos faz verdadeiramente livres para amar e servir.

Jamais podemos ver Jesus tão apenas pelo ensino fascinante ou do sucesso junto às multidões, sem também contemplar o Mistério de Sua Paixão e Morte na Cruz.

A fé verdadeira contempla Sua missão de curar, libertar, não apenas pelo poder que possui em Si, mas como manifestação da onipotência da misericórdia divina.

A fé fecunda dispensa sinais extraordinários, acompanhados de curiosidade, por vezes, maldosas, porque Deus nada precisa nos provar.

Cremos em Jesus Cristo, que é o Filho de Deus, que supera e vence o mal físico e moral, até derrotar os poderes demoníacos.

Cremos, também, que Ele confiou o anúncio do Evangelho a Doze homens, simples discípulos; nem sábios, nem ricos, nem poderosos, mas com total confiança em Sua Palavra, ao lançar as redes.

Cremos que Jesus é o Filho do Homem, que venceu a morte, humanamente falando, derrotado, mas Ressuscitado por Deus, e à Sua direita sentado, reina vencedor e glorioso na comunhão com o Santo Espírito.

Afastemos as releituras distorcidas e empobrecedoras que, por vezes, deformam e esvaziam de conteúdo a Palavra, que o Verbo Encarnado plantou no mais profundo de nosso coração.

Seja o Tempo Quaresma um tempo de graça, para experimentar e reconstruir em nós uma fé que parta verdadeiramente do Evangelho, que Ele nos confiou e nos revela.

Seja o Tempo da Quaresma propício para “fecundar” e “adubar nosso coração, para que produzamos os frutos saborosos e abundantes que Deus tanto espera.

Purifiquemos nossa fé a cada dia, sempre comprometidos com a Boa-Nova do Reino, por Jesus inaugurado, a serviço do bem e empenhado na luta contra o mal. Amém.


Lecionário Comentado – Volume Tempo da Quaresma/Páscoa - Editora Paulus – 2011 – p.165 – à luz da passagem do Evangelho de Lucas (Lc 11,14-23).

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG