sábado, 21 de outubro de 2023

Caminhemos movidos pela fé

                                                    

Caminhemos movidos pela fé

Na terceira sexta-feira do Tempo Comum (ano ímpar), ouvimos a passagem em que o autor nos fala das longas e dolorosas lutas suportadas pela comunidade, e a exortação para não abandonar a coragem do testemunho dado (Hb 10, 32-39).

Vejamos o que nos diz o Missal Cotidiano:

“Crer é sempre sair dos projetos próprios e aceitar deixar-se conduzir por Deus, aonde nos queira levar. É uma aventura que se aceita livremente, associando-se à caravana do povo de Deus.

Frequentes vezes isto implica em corte violento de hábitos, amizades, atividades antigas; muitas vezes comporta perseguição, latente ou explícita, ou insulto e ridículo.

A todos se dirige a advertência sobre a fidelidade e a perseverança: quão admirável é a coragem de romper com certas coisas que ficaram para trás! Mas também é indispensável não voltar atrás.

Podemos estar entre aqueles que retrocedem, não com uma apostasia explícita, mas perdendo terreno dia após dia, desvirtuando com pequenas manifestações de egoísmo as grandes opções, fazendo calar a consciência por meio de argumentos sutis, tornando-nos medíocres pela rotina, aviltando-nos por uma resignação cética e conformista.

Reforcemos nossa fé e esperança com as palavras do Profeta (v.37) e de Jesus: 'Um pouco de tempo e já não me vereis, mas um pouco de tempo e me vereis... Chorareis e vós lamentareis, mas o mundo se alegrará... Também vós agora estais tristes; mas Eu vos verei de novo e vosso coração se alegrará e ninguém vos tirará vossa alegria' (Jo 16, 16.20.22)”. (1)

Oremos:

Dai-nos, Senhor, a coragem necessária para não nos tornarmos desertores para a perdição, negando ou abandonando a fé que professamos desde o dia de nosso Batismo.

Concedei-nos que ela seja fortalecida, para que nos empenhemos na busca de nossa salvação, com sagrados compromissos com a Boa-Nova do Reino.

Ajudai-nos para que saibamos sair de nossos projetos próprios, abertos ao Vosso desígnio e Projeto, que tendes para cada um de nós, como membros do Povo de Deus que somos.

Dai-nos a coragem de caminhar para frente, sem recuos com sagrados compromissos, com liberdade, deixando para trás as coisas que ficaram, em plena expressão de liberdade.

Senhor, não permitais que caiamos no mero fazer, numa rotina em que tudo que façamos fique sem graça e sabor, ou também cairmos num ativismo empobrecedor de fecunda espiritualidade.

Senhor, concedei-nos a graça de sentir Vossa divina presença, em todos os momentos, perseverantes na oração e vigilantes, numa fé ativa e fecunda, dando razão da esperança, com um coração inflamado pela chama da caridade. Amém.

(1) Missal Cotidiano – Editora Paulus - p.695

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG