segunda-feira, 23 de outubro de 2023

Dez características do Discípulo Missionário do Senhor Jesus

                                                        

Dez características do
Discípulo Missionário do Senhor Jesus

1. Acolhe o Mensageiro e Sua Mensagem como amigo querido: Jesus, o Evangelho e a Cruz que nos oferece – “quem quiser me seguir...” (Lc 14, 27-34).

2. Assenta-se aos pés do Senhor para escutá-Lo e opta pelo essencial: Jesus e Sua Palavra, para fazer diferente, bem e com amor todas as coisas, num caminho de conversão e confiança no Evangelho – “convertei-vos e crede no Evangelho” - (Lucas 10,38-41).

3. Não se entrega nem mesmo na prisão e não se faz de vítima por causa das perseguições e dificuldades, mas lê tudo isto à luz dos sofrimentos de Cristo.

4. Completa em sua carne o que falta à Paixão de Cristo por amor a Sua Igreja.

5Acredita profundamente na pessoa de Jesus Cristo enquanto “esperança da glória”, ou seja, na proposta de um mundo novo, um sinal do Reino.

6. Não busca interesses particulares, mas a construção da comunidade cristã.

7. Põe todos os recursos e dons a serviço da Palavra de Deus.

8. Preocupa-se com todos, porque o Projeto de Deus – que é de liberdade e vida – se destina a todos.

9. Faz a síntese entre a ação e a contemplação – trabalho e oração – pois sabe que a ação sem a escuta da Palavra de Deus a torna vazia e uma oração sem ação é estéril e alienante.

10. Acolhe Deus na pessoa do outro, escutando-o. Confiante em Deus, pois sabe que é imensamente recompensado por Sua Infinita Bondade.

Peçamos a ajuda do Divino Espírito Santo, para que as características do discípulo missionário do Senhor Jesus estejam presentes em nós, pois Deus merece o melhor de cada um de nós, plenos de confiança que sem O Espírito e a Sua ação nada somos e nada podemos:

Vinde, Espírito Santo, enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.

Oremos: 

Ó Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo,
fazei que apreciemos retamente todas as coisas 
segundo o mesmo Espírito
e gozemos sempre da Vossa consolação.
Por Cristo, Nosso Senhor. Amém.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG