sábado, 21 de outubro de 2023

Tempo de esperança

                                                        

 Tempo de esperança 

Vivemos momentos dificílimos, marcados pela pandemia que abalou o mundo todo, e esta mensagem do Profeta Jeremias nos fortalece na viva esperança, para que continuemos trilhando nosso caminho de fé, na prática da caridade ativa, e escrevamos novas páginas da história, conforme os desígnios de Deus.

A passagem do Livro do Profeta Jeremias (Jr 31,7-9), nos apresenta uma mensagem de conversão e fidelidade a Javé.

Jeremias é um profeta crítico das injustiças sociais, da infidelidade e do abandono que o povo faz em relação a Deus e à Sua Aliança, confiando em alianças passageiras e externas, em poderes que passam.

Apresenta-nos, também, uma mensagem de esperança de um novo recomeço, que é iniciativa de Deus e resposta do Povo.

Deus caminha conosco e nos conduz pela mão. Não estamos sós. De modo que, nos momentos mais dramáticos da caminhada histórica de Israel Deus está presente conduzindo à liberdade e à vida plena.

Ele mesmo, por amor,  reunirá, conduzirá e fará com que o povo volte à sua terra para recomeçar, após duro tempo de sofrimento e exílio. Deus é sensível, atento e cuida do Seu povo com Amor de Pai.

Com Deus supera-se todo olhar de pessimismo, com a possibilidade de um futuro melhor, pois Ele nos ama e caminha conosco, não Se faz indiferente à nossa história e está sempre pronto para perdoar, e nos reconciliar consigo, porque é um Deus de suprema e infinita misericórdia.

Deste modo, terrorismo, crimes ambientais, dificuldades econômicas, doenças, pandemias, fome, miséria, falta de princípios éticos, banalização da vida, violação de sua sacralidade, jamais terão a última palavra, e Deus sempre nos concederá a possibilidade de um novo olhar, uma nova realidade, pois está conosco na reconstrução de novos caminhos, novas linhas da história.

Que o Senhor nos conceda estes olhares confiantes e esperançosos, iluminados pela Sua Divina Palavra e nutridos pelo Seu Corpo e Sangue na Santíssima Eucaristia, assistidos pelo Espírito Santo que nos acompanha e nos ilumina em todos os momentos.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG