sábado, 21 de outubro de 2023

A caridade nos impele na missão

                                                 

A caridade nos impele na missão

Reflitamos à luz da passagem da Segunda Carta de Paulo aos Coríntios (2Cor 13,11), na qual o Apóstolo nos faz exortações fundamentais, para que vivamos como discípulos missionários do Senhor.

“Irmãos, alegrai-vos, trabalhai no vosso aperfeiçoamento, encorajai-vos, cultivai a concórdia, vivei em paz, e o Deus do amor e da paz estará convosco”.

Notemos os verbos apresentados no imperativo, em apenas um versículo: “alegrai-vos”, “trabalhai”, “encorajai-vos”, “cultivai” e “vivei”.

Como tem insistido o Papa Francisco, em suas exortações e mensagens, o discípulo deve ter a marca da “alegria”, que não dispensa o trabalho, como sinônimo de esforço, aperfeiçoamento espiritual, edificação da santidade.

Não sendo poucas as dificuldades, é preciso que nos encorajemos mutuamente na fidelidade ao Senhor, para que vivamos frutuoso discipulado, a fim de que a Igreja continue a missão que foi por Ele confiada, com a assistência do Espírito Santo.

Não se pode perder de vista a concórdia, a harmonia, com a necessária abertura ao diálogo, para juntos realizarmos a missão, com a consciência de que, como Igreja, somos um só Corpo, do qual Ele, Jesus, é a Cabeça.

Tão somente assim, viveremos em paz, construindo a unidade, que se difere da uniformidade, porque edificada sobre a caridade, que cria comunhão e fortalece os vínculos fraternos.

Deste modo, teremos conosco a certeza da presença de Deus, que nos acompanha e Se faz sempre presente, atento às nossas súplicas e clamores, angústias e esperanças, alegrias e tristezas, a fim de que empenhados na construção do Seu Reino, eliminemos toda dor, pranto e sofrimento, na espera de um novo céu e uma nova terra.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG