sábado, 28 de outubro de 2023

Perseveremos na Doutrina dos Apóstolos, na Comunhão Fraterna, na Fração do Pão e na Oração

Perseveremos na Doutrina dos Apóstolos,
na Comunhão Fraterna, na Fração do Pão e na Oração

Frente aos grandes desafios que o mundo nos apresenta, é importante olharmos o exemplo das primeiras comunidades cristãs. O jeito de viver daquelas comunidades poderá aumentar nossa esperança e nos dar pistas para enfrentarmos com mais ousadia os atuais desafios.

Seguindo o livro dos Atos dos Apóstolos, podemos perceber:

 Ø   Perseverantes aos ensinamentos dos Apóstolos: A convivência com Jesus levou os apóstolos a aprenderem o Seu jeito de ser e viver. Eles aprenderam do Coração dEle. Assimilaram Suas palavras, Seu modo de comunicar-Se e relacionar-Se com o Pai e com as pessoas. Aprenderam com Ele a dar preferência aos mais necessitados, a ser fiel ao Projeto do Pai. Os apóstolos ensinavam às comunidades o que aprenderam na convivência. O bonito é que as comunidades perseveravam fiéis a estes ensinamentos e "com grande energia davam testemunho da Ressurreição do Senhor Jesus”.

 Ø   Perseverantes à comunhão fraterna: Todos os que abraçaram a fé estavam unidos e tudo partilhavam. Vendiam as suas propriedades e os seus bens para repartir entre todos, segundo as necessidades de cada um. A perseverança na comunhão fraterna aumentava a unidade entre os membros da comunidade. A multidão dos fiéis tinha uma só alma e um só coração. Não chamavam de própria nenhuma de suas posses: ao contrário, tinham tudo em comum. Além da unidade, a comunhão fraterna suprimia as carências da comunidade: Não havia indigentes entre eles...  A cada um era repartido segundo a sua necessidade. De fato, a solidariedade era uma prática constante na vida das primeiras comunidades.

 Ø   Perseverantes à fração do pão: “Em comum acordo, partiam o pão, tomando o alimento com alegria e simplicidade de coração". Este é um testemunho explícito da partilha do pão na vida dos primeiros  cristãos. A partilha ou "fração do pão" era realizada nas casas com alegria e simplicidade. Alegria e simplicidade são características comuns às pessoas que vivem sua fé com fidelidade. Esta partilha era uma celebração nova: a Eucaristia. Portanto, é importante ressaltar que a Celebração Eucarística na vida das primeiras comunidades cristãs era uma prática constante.

 Ø   Perseverantes na oração: a oração é, também, um elemento fundamental na vida dos primeiros cristãos: Iam diariamente ao Templo.  Frequentar o Templo era uma prática dos fiéis que buscavam fazer suas orações. Uma das práticas de oração muito comum e aceita pelo povo era o louvor: "Louvavam a Deus e eram aceitos por todo o povo".

 Ø   Atrair outras pessoas: A perseverança nos Ensinamentos dos Apóstolos, na Comunhão Fraterna, na Fração do Pão (Eucaristia) e na Oração, atraía outras pessoas para a comunidade. E assim, o Senhor reunia a cada dia à comunidade os que encontravam salvação. O testemunho comove o coração humano e o arrasta para a conversão.

Vendo o exemplo das primeiras comunidades, é oportuno nos questionarmos:

Ø Nossas comunidades ou grupos são fiéis ao Evangelho e à doutrina da nossa mãe Igreja?
Ø Como é a prática da solidariedade e da comunhão fraterna em nossas comunidades ou grupos?
Ø Qual é a frequência com que os cristãos de hoje buscam participar da Eucaristia?
Ø Como está nossa vida de oração?  Somos capazes de agradecer e louvar a Deus?
Ø O jeito de ser e viver de nossas comunidades ou grupos está arrastando outras pessoas?



PS: Reflexão preparada pela Luciana da Paróquia Nossa Senhora do Bonsucesso - Diocese de Guarulhos - Agente da Pastoral da Comunicação, apresentada na terceira noite do Tríduo em louvor a São Judas Tadeu - V. Tijuco outubro de 2011.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG