sábado, 20 de maio de 2023

Ascensão: O Senhor subiu aos céus para ficar conosco para sempre (Ascensão) - Ano A (12/05)

Ascensão: O Senhor subiu aos céus para ficar conosco para sempre 


"Eis que eu Eu estarei convosco todos os dias até o fim do mundo" (Mt 28,20)

A Ascensão de Jesus ao céu é muito mais que uma Festa de Sua partida deste mundo, na verdade trata-se da Festa de Sua permanência na terra, no meio daqueles que n’Ele creem.

Jesus subindo aos céus, e como Senhor de nossa vida, não deixou este nosso universo, como tão bem expressou Santo Agostinho:

Não abandonou o céu quando de lá desceu até nós e nem se afastou de nós quando novamente subiu ao céu. Ele é exaltado acima dos céus: todavia, sofre aqui na terra todos os dissabores que nós, Seus membros, suportamos. Disto deu testemunho gritando: ‘Saulo, Saulo, porque me persegue?’”.

Cristo está presente e comprometido com este mundo com todo seu corpo que é a Igreja, de uma forma nova, que somente a fé é capaz de apreender e perceber.

Enriquece a Igreja com Sua presença na Palavra proclamada, na Eucaristia celebrada, na comunidade reunida em Seu nome, como Ele mesmo dissera antes de partir. –“Eis que Eu estarei convosco todos os dias até o fim do mundo” (Mt 28, 20) - (ano A).

Quando celebramos a Eucaristia a Igreja se torna plenamente visível, através de vários sinais: a assembleia dos fiéis, o sacerdócio, o sacrifício, a Palavra, os sinais Sacramentais.

Realiza-se em cada Eucaristia a verdadeira comunhão de vida da Igreja, enquanto instituída pelo Senhor, e a Igreja oculta que é o próprio Cristo glorioso à direita do Pai e o Espírito que d’Ele procede para santificar os que creem.

Da mesma forma que na manifestação aos discípulos de Emaús Ele é reconhecível no partir do Pão e faz arder seus corações anunciando a Palavra enquanto caminha, realiza-se a unidade da Igreja no Sacramento maior que é a Eucaristia, e nós que cremos somos chamados a viver intensamente e em profundidade esta experiência de unidade, para manifestá-la depois em toda nossa vida e para sermos Suas testemunhas perante o mundo, com renovado ardor e compromisso com o Reino por Jesus inaugurado.

Ao celebramos a Festa da Ascensão, entremos na grande expectativa da vinda do Espírito de Deus, o Paráclito, o Defensor, o Espírito de Verdade, na expressiva e esperada Festa de Pentecostes, quando o Espírito se manifestou a toda a Igreja.

Deste modo, como Igreja, seremos cumulados de todos os dons necessários, para que continuemos a missão de Jesus, que morreu, foi Ressuscitado por Deus, e Se faz presente em nosso meio; caminha conosco e nos acompanha na missão do anúncio e testemunho da Boa Nova do Evangelho.
  

Fonte inspiradora: O Verbo Se Fez Carne - Raniero Cantalamessa - Editora Ave Maria - 2013 - pág. 92.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG