terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

A Palavra de Deus ilumina nossos caminhos

                                                       

A Palavra de Deus ilumina nossos caminhos

Sejamos enriquecidos pelo Comentário sobre os Salmos, escrito pelo Bispo Santo Ambrósio (Séc. IV), em que nos convida a abrir bem a nossa boca à Palavra de Deus e proclamá-la com júbilo.

“Esteja sempre em nosso coração e em nossos lábios a meditação da sabedoria! Proclame a tua língua o direito, e a Lei de Deus more em teu coração. Assim te diz a Escritura: Falarás sobre eles assentado em casa, andando pelos caminhos, dormindo, levantando-te. Falemos do Senhor Jesus, porque Ele é a sabedoria e a Palavra, pois é o Verbo de Deus. Também está escrito: Abre tua boca à Palavra de Deus.

Exala-a quem faz ressoar Seus ditos e medita Suas palavras. D’Ele falemos sempre. Falamos sobre a sabedoria, é Ele! Falamos da virtude: é Ele! Falamos de justiça, ainda é Ele! Falamos de paz, é Ele também! Falamos sobre a verdade, a vida, a redenção, sempre Ele!

Está escrito: Abre tua boca à palavra de Deus. Abre tu, Ele fala. Por esta razão, diz Davi: Ouvirei o que falará em mim o Senhor, e o próprio Filho de Deus: Abre tua boca, Eu a encherei. Nem todos, porém, como Salomão, podem alcançar a perfeição da sabedoria. Nem todos, como Daniel. Em todos, no entanto, segundo suas possibilidades se infunde o espírito da sabedoria, em todos os que são fiéis. Se crês, tens o espírito da sabedoria.

Por isso medita sempre, fala das realidades de Deus, sentado em casa. Dizendo ‘casa’, podemos entender a Igreja; ou ‘casa’ , o mais íntimo em nós, onde falamos dentro de nós.

Fala com prudência, para te livrares do pecado, não caias por falar demais. Assentado, fala contigo mesmo como um juiz. Fala em caminho, não fiques à toa nunca. Falas no caminho, se em Cristo falas, Cristo é o caminho. No caminho fala a ti, fala a Cristo. Escuta de que modo lhe falarás: Quero que os homens orem em todo lugar, levantando mãos puras, sem cólera nem disputas.

Fala, ó homem, dormindo, e que não te surpreenda o sono da morte. Ouve como falarás dormindo: Não entregarei ao sono meus olhos e minhas pálpebras à sonolência, enquanto não encontrar um lugar para o Senhor, uma tenda para o Deus de Jacó.

Quando te ergues ou te reergues fala-lhe para cumprir o que te foi ordenado. Ouve como Cristo te desperta. Tua alma diz: A voz de meu irmão faz-me ouvir à porta e Cristo diz: Abre-me, minha irmã esposa. Escuta como despertas a Cristo. Diz a alma: Eu vos conjuro, filhas de Jerusalém, a despertar e ressuscitar a caridade. A caridade é Cristo”.

Este Comentário nos ajuda no aprofundamento do primeiro pilar da Evangelização, que encontramos nas Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil – (CNBB) Doc 109): o pilar da Palavra.

Jesus Cristo é a Sabedoria de Deus, a mais sublime, santidade, justiça e Redenção, de modo que, quem se gloria, no Senhor se glorie, pois d’Ele temos recebido de Sua plenitude, graça sobre graça.

Jesus é a Palavra do Pai que nos comunica luz, vida, paz, força, alegria, amor e quanto mais precisarmos.

Urge que cresçamos cada dia na intimidade com Deus, acolhendo e meditando a Sua Palavra nas Sagradas Escrituras, em momentos intensos e fecundos de oração.

Neste sentido, a Igreja tem motivado a rica tradição da Leitura Orante da Palavra de Deus, com seus passos (Leitura, Meditação, Oração e Contemplação).

Que assim aconteça em nossas comunidades, a fim de que tenhamos uma Espiritualidade enraizada e fundamentada na Sagrada Escritura, que evidentemente não se separa dos três outros pilares da Evangelização (Pão da Papalvra, Pão da Eucaristia, Caridade e Ação Missionária).

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG