segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

Evangelizar com ardor missionário

                                                   

Evangelizar com ardor missionário

Assim como aconteceu com o Profeta Isaías, também somos enviados por Deus em missão: “Ouvi então a voz do Senhor, que dizia: ‘Quem enviarei? Quem irá por nós? Eu respondi: ‘Eis-me aqui: podeis enviar-me’” (Is 61,8).

Urge que nesta missão sejamos misericordiosos como o Pai (Lc 6,36), irradiando a Boa-Nova do Evangelho em todos os âmbitos, e de modo especial, vivendo as obras de misericórdia corporais e espirituais, em todo o tempo.

Somos enviados, também, com a missão de fortalecer os quatro pilares da evangelização de que nos falam as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) – 2019-2023:

- da Palavra;
- do Pão;
- da Caridade;
- da Ação Missionária.

Deste modo, seremos uma Igreja em Estado Permanente de Missão, em que ela será uma Casa da Iniciação à Vida Cristã, lugar de Animação Bíblica da Vida e da Pastoral, verdadeiramente uma  Comunidade de Comunidades, a serviço da vida plena para todos.

Oportunas são as palavras do Bispo São Boa Ventura (séc. XIII): 

“Através da ferida visível vemos a ferida do amor invisível”, pois contemplando a ferida visível do Senhor, cravado na cruz pela nossa redenção, expressão ápice de Seu amor por nós, renovaremos o nosso ardor e a alegria de sermos enviados como sinais deste amor, através das atividades mais diversas que venhamos a multiplicar.

Enfim, somos enviados para viver com alegria a vocação de discípulos missionários do Senhor, comprometidos com o anúncio da Boa-Nova do Reino, evangelizando com amor, zelo e alegria, contando sempre com a força e presença do Espírito Santo. 

Portanto, se o cansaço vier, se dificuldades aparecerem, contemos com o colo maternal de Maria, e cobertos por seu manto sagrado, refeitas nossas forças, continuaremos a nossa missão.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG