segunda-feira, 26 de fevereiro de 2024

“Enviai-me, Senhor”

                                                         


“Enviai-me, Senhor”

Somos enviados por Deus em missão, como aconteceu com o Profeta Isaías: “Ouvi então a voz do Senhor, que dizia: ‘Quem enviarei? Quem irá por nós? Eu respondi: ‘Eis-me aqui: podeis enviar-me’” (Is 61,8), e é preciso que nesta missão sejamos misericordiosos como o Pai (Lc 6,36).

Deste modo, somos enviados para irradiar a Boa-Nova do Evangelho em todos os âmbitos, e de modo especial viver as obras de misericórdia  de misericórdia corporais (dar de comer aos famintos, dar de beber aos sedentos, vestir os nus, acolher os peregrinos, dar assistência aos enfermos, visitar os presos, enterrar os mortos); e espirituais (aconselhar os indecisos, ensinar os ignorantes, admoestar os pecadores, consolar os aflitos, perdoar as ofensas, suportar com paciência as fraquezas do próximo, rezar a Deus pelos vivos e defuntos).

Somos enviados para viver intensamente a Quaresma, iniciada na quarta-feira de Cinzas, que consiste num tempo favorável de nossa salvação, de reconciliação com Deus e com nosso próximo (2 Cor 5,20-6,2), participando intensamente, neste período, da Campanha da Fraternidade 2024, com o Tema: FRATERNIDADE E AMIZADE SOCIAL": e com o Lema - "Vós sois todos irmãos e irmãs" (cf. Mt 23,8).

Roguemos a Deus para que nossas comunidades, conduzidas e aberta ao Espírito, sejam cada vez mais evangelizadoras; verdadeiras comunidades eclesiais missionárias, onde os pilares da Palavra, do Pão da Eucaristia, da Caridade e da ação Missionária sejam cada vez mais fortalecidos, como tão bem nos orienta as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (2019-2023) - (Documento n. 109), que devem estar em nossas mãos, planos e metas pastorais.

Deste modo, é sempre oportuno lembrar o Objetivo Geral das Diretrizes:

EVANGELIZAR no Brasil cada vez mais urbano, pelo anúncio da Palavra de Deus, formando discípulos e discípulas de Jesus Cristo, em comunidades eclesiais missionárias, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, cuidando da Casa Comum e testemunhando o Reino de Deus rumo à plenitude”.

Oportunas as palavras do Bispo São Boa Ventura (séc. XIII): 

“Através da ferida visível vemos a ferida do amor invisível”, pois contemplando a ferida visível do Senhor, cravado na cruz pela nossa redenção, expressão ápice de Seu amor por nós, renovaremos o nosso ardor e a alegria de sermos enviados como sinais deste amor, através das atividades mais diversas que venhamos a multiplicar.

Enfim, somos enviados para viver com alegria a vocação de discípulos missionários do Senhor, comprometidos com o anúncio da Boa-Nova do Reino, evangelizando com amor, zelo e alegria, contando sempre com a força e presença do Espírito Santo. 

Portanto, se o cansaço vier, se dificuldades aparecerem, contemos com o colo maternal de Maria, a Estrela da Evangelização, e cobertos por seu manto sagrado, refeitas nossas forças, continuemos a nossa missão.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG