terça-feira, 27 de fevereiro de 2024

Quaresma – Tempo favorável para a nossa Salvação

                                                

Quaresma – Tempo favorável para a nossa Salvação 

O Tempo da Quaresma visa nos preparar para a celebração da Páscoa.

Este Tempo vai desde a Quarta-feira de Cinzas até a Missa da Ceia do Senhor, exclusive, ou seja, acaba ao começar a Ceia do Senhor na Quinta-Feira Santa.

Durante a Quaresma temos cinco domingos, sendo que o sexto domingo com o qual se inicia a Semana Santa é chamado de “Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor”, em que se utilizam paramentos vermelhos.

A Quaresma é Tempo de Penitência e de Oração, mas uma Oração fraterna e transformadora, um tempo privilegiado de conversão individual, familiar, eclesial, comunitária e social.

A cor do tempo Quaresmal é o roxo, que nos evoca a uma atitude de penitência, arrependimento, conversão…

A Penitência Quaresmal não é apenas interna e individual, deve ser também externa e social, orientada para as obras de misericórdia, em favor dos irmãos, como nos fala o Documento da Igreja (SC 105.109-110 – Vaticano II).

São Paulo na Carta aos Coríntios (2Cor 5,20-6,2) nos diz que é momento favorável de nossa Salvação, por meio de Jesus Cristo. Ele nos convida a aproveitar este Tempo de graça e reconciliação com Deus e com os irmãos e irmãs.

Quaresma é:

- Tempo de exercitar as três práticas penitenciais profundamente evangélicas: oração, jejum, esmola;

- Tempo de participação mais ativa, intensa e frutuosa  nas Liturgias Quaresmais e Celebrações Penitenciais e em outros momentos fortes de oração (Via-Sacra, Vigília, Grupos de Reflexão…);

- Momento de toda a Comunidade se expressar, através de sua conduta nova, acompanhado de sinais de conversão, mas não com fins promocionais, de engrandecimento;

Momento de expressar maior partilha dos bens frente às necessidades concretas dos irmãos e irmãs.

A Celebração Eucarística no Tempo da Quaresma nos desperta para compromissos sagrados:

- Percorrer, juntamente com Cristo, o Caminho da provação, que pertence à Igreja e a cada homem e mulher, a cada cristão;

- Assumir mais decididamente a obediência filial ao Pai, fazendo-se dom de si mesmo aos irmãos, em viva solidariedade;

- Renovar os compromissos de nosso Batismo, fazendo nossa passagem para a Vida Nova de Jesus, Senhor Ressuscitado, para a glória do Pai, na Unidade do Espírito Santo.

A estreita ligação entre a Quaresma e a Campanha da Fraternidade.

A Campanha da Fraternidade é o grande esforço da Igreja no Brasil para viver intensamente o Tempo Santo da Quaresma, constituindo-se como um extraordinário instrumento para que todos busquem a conversão e vivam um Tempo de Graça e de Salvação.

Através da Oração, do jejum, da caridade que se traduz no amor solidário, da escuta da Palavra, da participação nos Sacramentos e na vida comunitária nos preparamos para celebrar a Páscoa, coração do Ano Litúrgico e centro da história da Salvação. A Campanha da Fraternidade mantém e fortalece o espírito Quaresmal.

Quaresma não é tempo de tristeza, mas de profundo recolhimento, esforço, renúncias, fidelidade no carregar da Cruz, para que possamos exultar de alegria na aurora da Ressurreição.

Sejamos enriquecidos com a graça divina de poder celebrar mais uma Quaresma, tempo de graça e de Salvação! 

O esplendor e alegria da Páscoa só serão possíveis se carregarmos, com fidelidade e amor, a nossa Cruz, imitando em nossa vida os passos da Vida e da Paixão de Nosso Senhor, com muita fé, esperança e amor.

Nenhum comentário:

Quem sou eu

Minha foto
4º Bispo da Diocese de Guanhães - MG